Automação para restaurante: como ela te ajuda a faturar mais

Com os avanços da tecnologia, é essencial que todos os setores do mercado se mantenham atualizados e, nesse sentido, ter um sistema de automação para restaurante pode agregar muito valor aos estabelecimentos.

Antes dessas soluções surgirem, tudo era anotado em comandas, o estoque era feito em caderno ou planilhas e muitos erros aconteciam, certo?

Ter um processo manual, que não é necessário, faz com que muito tempo seja perdido, torna os procedimentos longos e muitas falhas podem acontecer, gerando insatisfação com os clientes.

Perder tempo é o mesmo que perder dinheiro. E ter muitas reclamações faz com que o cliente não queira mais voltar ao estabelecimento, causando ainda mais prejuízos futuramente.

Ter um sistema de automação para restaurante resolve muitos problemas, otimiza, aumenta a produtividade e só dá bons resultados. Você já conhece essa solução? Confira nosso artigo!

O que é a automação para restaurante?

Um sistema de automação para restaurante facilita muitas tarefas de um estabelecimento e aumenta o desempenho em controles operacionais e, até mesmo, no atendimento.

Um software ERP, conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial, envolve a aplicação de tecnologias que irão atuar na transformação de processos manuais para automáticos, unificando diversas áreas.

Utilizar a tecnologia na gestão dos negócios é mais do que necessário no cenário atual, além de ser um grande investimento para os estabelecimentos.

É difícil, manualmente, dar conta de pedidos online e pedidos no local, anotar tudo com a atenção devida, controlar estoque, controlar o caixa, administrar tempos de espera entre muitas outras tarefas corriqueiras.

Como a automação para restaurante te ajuda a faturar mais?

As tarefas automatizadas aumentam a produtividade, já que, ao se perder menos tempo com funções repetitivas, deixando-as por conta do computador, pode-se oferecer um serviço mais eficaz e rápido.

Também é possível integrar diversos setores do restaurante e ter maior controle sobre tudo o que se passa.

Justamente por estar integrada, a automação para restaurante dá mais mobilidade. Existem casos em que nem sempre o gestor pode estar fisicamente no local, o que pode ser resolvido com o armazenamento de dados dos softwares de automação.

Dessa forma, ele poderá estar ciente de todas as informações, independentemente do local em que esteja.

Dentre as vantagens já citadas, muitas outras afetam diretamente no faturamento da empresa. Destacamos algumas delas para que você entenda a importância da automação para restaurante.

Atendimento

Não importa quantas pessoas estão no estabelecimento ao mesmo tempo, os clientes querem e merecem ser bem atendidos. Mais do que isso, é preciso que os pedidos cheguem sem muita demora e sem nenhum erro.

Garçons correndo de um lado para o outro, pedidos anotados na pressa e com caligrafia ilegível, comunicação ruidosa com a cozinha e troca de pedidos das mesa. Muitas dessas situações podem acontecer e são frustrantes para quem decide ir ao estabelecimento.

Utilizar a automação para restaurante diminui muitos desses problemas e aumenta a velocidade de atendimento.

Com o sistema, os colaboradores vão enviar direto para a cozinha tudo o que foi recebido pelas mesas.

Dessa forma, a cozinha recebe os pedidos na ordem em que entram no sistema, priorizando a fila e criando um tempo de espera justo para cada mesa.

Além disso, o atendimento fica mais atencioso e ainda mais personalizado, diminuindo a margem de erros sobre os produtos e serviços solicitados.

E mais do que os pedidos, o faturamento também é feito automaticamente agilizando o processo de pedir a conta.

Estoque

A gestão inclui muitas tarefas diárias que, quando feitas manualmente, geram desgaste e abrem possibilidades para erros comuns.

Ao implantar a automação para restaurante, maior será o controle sobre a estratégia, aumentando a lucratividade do negócio.

O estoque é o coração dos restaurantes e precisa ser cuidado com muita atenção para que nada se perca ou alimentos acabem, deixando os clientes sem os seus pedidos.

Uma gestão automatizada auxilia no controle de desperdício de produtos, indica quando é preciso comprar algo novo, mostra o que sai muito ou não, dando perspectivas e visões diferentes sobre os gostos dos clientes.

Com o sistema, é fácil saber o que tem no seu inventário e, a partir daí, é possível programar um bom planejamento de compras para que nada seja feito na correria.

Também é possível fazer uma gestão de fornecedores, comparando valores, prazos de entrega, dando margem para maiores e melhores negociações.

Finanças

Ter o financeiro sob controle é essencial para o faturamento e para que se saiba onde investir e o que economizar.

Um sistema de automação para restaurante integra todos os dados, como fluxo de caixa, faturamento, lucros, pagamentos e tudo o que julgar importante para o seu estabelecimento.

Saber o que está indo bem ou não facilita a identificação das falhas, para que sejam tomadas as devidas providências.

Também é possível saber quais produtos geram maior prejuízo ou maior lucro e qual é o mais pedido, por exemplo. Assim, é mais viável definir preços e implementar promoções e vantagens para os clientes.

Estratégia

Os softwares de automação para restaurante geram relatórios com muitas informações a respeito de todas as áreas do negócio.

Com tantas informações reunidas de forma facilitada, é possível tomar decisões e implementar ações estratégicas com mais assertividade.

É possível mudar o cardápio de acordo com o que os clientes mais pedem, qual época do ano algum produto faz mais sucesso, qual horário é melhor para o estabelecimento, quais os maiores problemas com fornecedores, entre muitas outras informações fáceis de serem notadas.

Através da análise de planilhas e relatórios, o gestor pode ter uma maior noção do desempenho do estabelecimento.

Ações estratégicas têm grande impacto sobre o funcionamento e faturamento do seu negócio e muitas vezes são tomadas sem informações o suficiente. Por isso, a automação de restaurante está ao seu favor!

Ter um sistema de automação de restaurante facilita muitas tarefas e aumenta a produtividade e faturamento do negócio.

É essencial que os gestores entendam suas necessidades e descubram o que mais precisam automatizar para que os erros diminuam.

Você já utiliza automação para restaurante em seu negócio? Aproveite e conheça um pouco mais sobre as nossas soluções!

Italo Douglas

Desenvolvedor de Sistemas e Custumer Success na AM3 Soluções.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of