Como gerenciar um restaurante: 10 dicas incríveis para você

Administrar um empreendimento requer diversas boas práticas, excelente gestão de pessoas e recursos, além de uma série de outros fatores. Saber como gerenciar um restaurante não seria diferente, não é mesmo?

Para prosperar no empreendimento é preciso pensar em colaboradores, clientes e concorrência, estando sempre atento às tendências de mercado.

Ademais, unir a tecnologia à tradição e estar sempre um passo à frente é de extrema importância.

Você sabe como gerenciar um restaurante para que ele seja sempre um sucesso e se torne referência no mercado? Confira 10 dicas incríveis para você e comece já a promover mudanças!

Saiba como gerenciar um restaurante com as dicas a seguir

1. Crie um bom planejamento

Antes de abrir um restaurante, é preciso muito planejamento e estudo para que nada seja feito às pressas, o que pode contribuir para que o negócio dure pouco tempo.

Entenda a concorrência, estude a localização, o público que deseja atingir, o que pretende servir em seu estabelecimento e como deseja fazer isso.

Tudo precisa estar na ponta do lápis: desde as compras iniciais ao funcionamento da cozinha.

É importante pensar em todo o funcionamento do ambiente, assim será mais fácil focar em cada parte do negócio e saber como gerenciar um restaurante da melhor forma.

2. Valorize sua equipe

Para um bom funcionamento de um restaurante, não basta apenas ter um bom cozinheiro e se esquecer do resto.

É preciso valorizar todos os colaboradores e ter critérios bem definidos na escolha de cada um, em diferentes posições.

A equipe é o que move um empreendimento e ela é fundamental para que o estabelecimento alcance um alto nível e faça sucesso com os seus clientes.

Por isso, promova a integração de todos os colaboradores e encoraje o trabalho em grupo. Ofereça salários justos e competitivos com a realidade do mercado e não deixe de incentivá-los a crescerem em suas atuações.

Seja um bom líder e incentive o time na busca de um mesmo propósito.

Equipes satisfeitas produzem mais e dão mais resultados positivos em seus postos de trabalho.

3. Conheça regras e a legislação do setor

Para abrir empresas, independente do setor, é preciso enfrentar uma série de formalidades e estar atento a cada regra imposta.

Nesse sentido, para gerenciar um restaurante, é preciso estar muito atento ao que diz a vigilância sanitária do município.

Há uma série de cuidados que devem ser tomados, e é necessário seguir todas as orientações e regras da vigilância para não ter problemas com o negócio.

Também, é preciso entender sobre carga tributária e estar por dentro das obrigatoriedades fiscais, contábeis, taxas, impostos e tudo o que diz respeito aos custos do restaurante.

Outro ponto importante é saber sobre as leis trabalhistas, além de ter o conhecimento em como lidar com o que ela prega para que, nem os líderes, nem os colaboradores, sejam prejudicados.

4. Invista num sistema de gestão

Uma dica importante de como gerenciar um restaurante é usar a tecnologia a favor do trabalho.

Automatizar a gestão da empresa é muito benéfico e dá muitas facilidades para os colaboradores e para a liderança.

Um recurso de software de gestão para restaurante faz toda diferença, pois ajuda a analisar dados, identifica prejuízos e desperdícios, auxilia no controle de estoque, agiliza o atendimento e facilita muitas outras importantes tarefas.

5. Preze pelo bom relacionamento com o cliente

Ter um bom contato com os clientes é passo essencial ao pensar em como gerenciar um restaurante de forma ideal.

Não é só a comida que atrai pessoas para os estabelecimentos, mas as experiências que elas vivem por lá, como são tratadas e atendidas.

Os clientes são o que movem o negócio e eles precisam vir sempre em primeiro lugar, de modo a garantir a sua satisfação em todos momentos em que estiverem no empreendimento.

Assim, treine colaboradores para o atendimento, controle o tempo de espera e avalie o que os clientes estão achando do serviço prestado.

Vale a pena fazer pesquisas de satisfação e considerar o critério chamado “índice de resto-ingesta”, que avalia o que os clientes têm deixado no prato.

6. Invista em Marketing

Não adianta você entender como gerenciar um restaurante e ele não ser divulgado para o público.

Invista na sua comunicação e divulgue o máximo que puder sobre seus serviços, atraindo novos clientes e fidelizando os atuais.

Use as redes sociais, Google, blog e site e não deixe de se promover na internet. É válido também pensar em panfletos, anúncios na região, promoções e outras estratégias válidas para o seu público em específico.

7. Tenha controle do estoque

O estoque é o que move qualquer estabelecimento e, no caso dos restaurantes, garante que os pratos sejam servidos com os melhores ingredientes possíveis.

Tenha o controle deste local e não deixe de contar com uma grande variedade de fornecedores – para não correr riscos de precisar arcar com prejuízos em eventuais problemas dos parceiros.

Se você se propõe a servir algo, é preciso servir. Deixar um pedido chegar e ter que recusar por falta de ingrediente faz muito mal para a imagem do estabelecimento.

Também, é preciso tomar cuidado para não comprar mais do que é necessário e desperdiçar dinheiro e produtos.

Todo esse controle pode ser facilitado com a automação do restaurante. Ao ter um software de gestão é possível controlar todos seus recursos de forma automática através da entrada e saída de mercadorias.

8. Acompanhe os custos

Para o sucesso de um negócio, é preciso uma boa gestão financeira. Tenha alguém que entenda do tema e saiba gerir bem o patrimônio do restaurante.

Faça acompanhamentos diários de gastos, atente-se ao desperdício e comece o dia sabendo quanto foi gasto do dia anterior.

Tenha cuidado com o que é pago em encargos e tributos, e nunca se esqueça dessa obrigação.

Sempre que possível, economize. Gastar mais do que arrecada é fatal e faz com que rapidamente os estabelecimentos tenham as suas portas fechadas.

Os softwares de automação de restaurantes também oferecem controle de gastos e, por isso, são uma grande ajuda para ter o domínio da receita.

9. Fique de olho na concorrência

De nada adianta saber como gerenciar um restaurante se  você não ficar atento ao mercado e aos concorrentes que estão a sua volta.

Mantenha-se sempre atualizado com o setor e analise o que estão fazendo. Saiba seus diferenciais e nunca caia na zona de conforto: busque sempre a inovação.

Além disso, jamais menospreze e seja desleal com a concorrência. Evite críticas de forma agressiva e direta, isso pode causar um efeito negativo e gerar o afastamento dos clientes.

10. Cuide de seu ambiente

Os restaurantes precisam ser ambientes aconchegantes, que façam todos se sentirem bem.

Os detalhes visuais do local e decoração fazem toda a diferença para a identificação com o espaço.

Pense também em acessibilidade e, distribua bem seu espaço para que os clientes se sintam em casa.

Nunca esqueça da higiene de todos os ambientes e dos uniformes de todos os colaboradores.

Estética, conforto e higiene são primordiais para formar opiniões dos clientes, de maneira a definir se eles voltarão ou não para o restaurante.

Para aprender como gerenciar um restaurante é preciso estar atento a uma série de fatores e não esquecer da equipe, finanças, estoque e muitos outros detalhes.

Ter uma automação comercial pode simplificar muitos processos e agilizar diversas áreas de seu negócio.

Você já pensou em automatizar sua empresa? A automatização é um passo importante para você, que deseja saber ainda mais sobre como gerenciar um restaurante. Saiba mais sobre a nossa automação comercial e implante já no seu estabelecimento!

Italo Douglas

Desenvolvedor de Sistemas e Custumer Success na AM3 Soluções.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of