Como gerenciar um supermercado: 10 dicas para colocar em prática

Gestão é um assunto complexo e diversas são as tarefas que estão inclusas quando falamos sobre o tema. Se você trabalha, ou pretende trabalhar, no setor varejista, já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado e expandir seus negócios, certo?

Expandir, melhorar setores, reduzir custos e aumentar faturamento é praticamente o sonho de qualquer empreendedor e, por mais difícil que seja alcançá-lo, algumas práticas podem colocar o negócio cada vez mais nessa trilha de sucesso.

Pensando nisso, reunimos 10 dicas de como gerenciar um supermercado para você colocar em prática e dar um novo passo em seu negócio. Confira! 

Como gerenciar um supermercado? 

Antes de apresentarmos as dicas é importante falarmos sobre o gerenciamento dos supermercados. A gestão consiste na administração eficaz com estratégias que contemplam processos e operações dos negócios.

Além de dirigir as rotinas diárias de uma empresa, os gestores precisam estar atualizados sobre ferramentas e metodologias orientadas à estratégias e resultados. 

Alguns cuidados podem definir caminhos de sucesso, ou não, em relação ao mercado e ao público. Vamos às dicas! 

1- Cuide de todas as seções 

Muitos são os clientes que passam todos os dias nos supermercados e, claro, mesmo que você conheça o perfil do seu público, não é possível ter certeza sobre quais serão as compras de cada um.

Se algum deles procurar uma mercadoria e não encontrar na prateleira, pode ser que seu estabelecimento perca uma venda. Pode até ser que esse produto esteja em estoque, mas se não estiver à vista do consumidor, não fará diferença.

Por isso, tenha equipes bem divididas para que nenhuma seção seja negligenciada, não deixe faltar produtos nas prateleiras e refrigeradores e garanta as opções e satisfação do seu público.

2- Tenha muita atenção ao estoque

Se já é ruim faltar produto em suas prateleiras, pior ainda é não ter em estoque. Saber como gerenciar um supermercado é entender que o estoque é parte vital de seu negócio.

É essencial saber o que entra, o que sai e o que se tem disponível. Com uma boa gestão de estoque, é possível controlar compras, fornecedores, fazer promoções para acabar com produtos encalhados e entender mais das compras do seu público.

3- Cuide das finanças

Uma boa gestão financeira faz parte das tarefas de cuidar de um empreendimento. A parte financeira diz respeito à tomada de decisões que têm função aumentar o valor do negócio com ações de planejamento, análise e controle.

Cuidar das finanças é cuidar dos investimentos, despesas, lucros, empréstimos, tributos e qualquer movimentação financeira do supermercado.

É importante não misturar gastos do negócio com os pessoais, ter boas definições de salários dos colaboradores, conhecer o fluxo de caixa e capital de giro e, ainda, nunca trabalhar no limite.

4- Não esqueça da gestão contábil

Além de cuidar das finanças, para falarmos sobre como gerenciar um supermercado não podemos esquecer das tarefas da contabilidade. 

No varejo, muitas são as transações diárias e é preciso estar por dentro das leis do ponto de vista fiscal e contábil. Tenha atenção ao cumprimento das obrigações, impostos, notas fiscais entre outras regras do setor.

5- Forme uma boa equipe

Independente de qual nicho a empresa está inserida, ter boas pessoas que trabalham nela faz toda a diferença. Em um supermercado isso não é diferente, sejam as pessoas que têm contato com o público ou aquelas que fazem o negócio funcionar sem serem vistas.

É preciso ter cuidado ao formar uma equipe e ter pessoas que abracem os propósitos da organização.

6- Trabalhe com metas

É difícil acompanhar o andamento dos negócios sem verificar indicadores de performance e seguir metas. É primordial estabelecer objetivos, sejam de estratégias internas ou externas e perseguir esses números.

Lembre-se que trabalhar com metas é importante, mas é preciso que elas sejam realistas, e motivem os colaboradores e não afastem as equipes.

7- Conheça ferramentas de gestão

Fazer gestão, com certeza, não é uma tarefa fácil, mas ela pode ser simplificada com ajuda de ferramentas e metodologias.

As ferramentas servem para auxiliar os líderes e colaboradores a organizar, otimizar e facilitar as tarefas e reunir informações importantes. Além disso, as ferramentas podem ser utilizadas para conhecer o ambiente interno ou o externo e os concorrentes, por exemplo.

Basta entender melhor o seu contexto e começar a aplicar as técnicas que fazem bem ao negócio.

8- Invista em marketing

Quando falamos em supermercado, muitas vezes o marketing fica esquecido. Alguns donos ainda têm receio de investir em estratégias nesse setor.

Isso porém, é um grande erro, ainda mais em um momento em que é possível se destacar e se mostrar através do marketing digital.

É importante reservar parte do orçamento, mesmo que ainda pequena, e começar a investir em comunicação e marketing. Teste, entenda o que é interessante para seu público, acompanhe resultados e estabeleça cada vez mais a sua marca.

9- Conte com a tecnologia

Entender como gerenciar um supermercado tem a ver com escolher boas ferramentas,  facilitar, otimizar e automatizar o trabalho. Por isso, contar com a tecnologia é essencial.

Um software de automação é uma boa solução para aqueles que gerenciam supermercados. Os ERPs, ou Enterprise Resource Planning, são sistemas de gestão empresarial que integram operações e agilizam os negócios.

Eles facilitam o fluxo de informações, otimizam tarefas e fazem parte de um plano estratégico de tomada de decisões. Os sistemas automatizados ajudam no estoque, financeiro, contabilidade, atendimento entre outros.

10- Encante seus clientes

Assim como qualquer negócio, os supermercados também podem — e devem — se preocupar com as experiências dos clientes e transformar o momento de compras em um momento agradável.

Para isso, é preciso conhecer seu público, entender um pouco de suas necessidades, dores e desejos e então buscar melhorar as interações entre cliente e marca.

Esteja próximo ao público, ofereça promoções, mostre que seu estabelecimento se importa com ele mesmo quando ele não está comprando, tenha um ambiente agradável e busque a fidelização dos públicos.

Gerenciar um supermercado não é uma das tarefas mais simples, mas que pode ser feita com mais clareza a partir de bons planos estratégicos e organização nas tarefas.

Cuidar do público, interno e externo, estoque, finanças, contabilidade são algumas das funções dos gestores e, por isso, contar com algumas boas dicas pode facilitar esse trabalho, não é mesmo? 

Agora que você sabe mais sobre como gerenciar um supermercado, coloque em prática nossas dicas e aproveite para conhecer mais sobre os sistemas de automação comercial!

Robson Lins

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, CMO na AM3 Soluções, apaixonado por cinema, música e tecnologia.

Deixe uma Resposta