Dicas para sua empresa obter sucesso na Black Friday

A Black Friday já ultrapassa a marca de 1 bilhão de reais em vendas em um único dia e não para de crescer.

Inspirado na Black Friday norte-americana, onde as empresas ofertam produtos com descontos a perder de vista, o mercado brasileiro nos últimos anos vem tentando incorporar este evento em seu calendário e a cada ano que passa ele ganha mais força. Mas como elaborar uma estratégia para aumentar as vendas e evitar frustrações?

Um planejamento estratégico mal desenvolvido pode não só gerar frustrações como também atrapalhar as vendas de Natal. É preciso refletir sobre os objetivos intrínsecos de cada evento.

Na Black Friday o objetivo é vender aqueles produtos que serão substituídos por versões atualizadas e com isso recompor o fluxo de caixa e diminuir as despesas referentes ao estoque.

Já no Natal o apelo é mais emocional. As pessoas são contagiadas pelo simbolismo e costumam comprar melhores presentes. Apostar em novidades e produtos mais sofisticados é uma boa estratégia.

“Planejar a participação na Black Friday é fundamental. Aproveite a mídia espontânea do evento e estabeleça o mix de produtos que serão ofertados, definindo a faixa de descontos que será oferecida para cada categoria. Este é um momento importante para manter e conquistar novos clientes”, afirmou, em nota, o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Assim, a base do planejamento deve considerar os objetivos intrínsecos de cada evento para garantir uma boa competitividade e chances maiores de sucesso.

O Sebrae-SP preparou uma cartilha com oito dicas para aproveitar a Black Friday.

Confira:

1 – Defina se a participação será virtual, no ponto físico ou em ambos

2 – Jamais crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios

3 – Capriche na comunicação da vitrine: é mais fácil vender o que está exposto

4 – Aproveite para ampliar sua base de clientes e desenvolva um cartão de fidelidade

5 – Use cores mais vibrantes no interior da loja: elas transmitem ação e alegria

6 – Utilize as redes sociais para vender mais

7 – O processo de checagem das compras virtuais deve ser o mais rápido e eficiente possível

8 – Não se esqueça de que a Black Friday é a promoção de apenas UM dia.

Agora que você já pode fazer um melhor planejamento para a Black Friday mãos à obra, pois já é esta semana.

Nada como um software para lhe auxiliar e garantir maior controle e agilidade nos processos da sua empresa. Não possui nenhum sistema ainda? Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

 

Robson Lins

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, CMO na AM3 Soluções, apaixonado por cinema, música e tecnologia.