Gestão administrativa: qual a importância dela para o seu negócio

No mundo empresarial, a fim de obter o controle interno nas organizações e ter visão de negócio em relação aos concorrentes, é mais do que essencial contar com uma gestão administrativa.

O atual cenário do mercado exige não só bom posicionamento das empresas no segmento, mas também preocupações com clientes e colaboradores sendo que, para isso, ter uma boa gestão administrativa é importante para um trabalho de excelência.

Sabemos que gestão é um assunto amplo; não existem fórmulas prontas e cada cenário precisa ser ajustado a diferentes realidades.

Mas, de modo geral, o que você sabe e o que tem feito sobre gestão administrativa em sua empresa? Confira nosso artigo e descubra como uma gestão eficaz pode te ajudar a gerar ótimos resultados.

O que é Gestão Administrativa?

A gestão administrativa, basicamente é todo o processo que envolve a administração de uma empresa no geral. É a área que cuida dos negócios e mantém tudo funcionando normalmente.

Com uma boa gestão é possível manter estratégias alinhadas, criando ações que realizam a manutenção de recursos empresariais.

O conceito é amplo, e voltado para todas as áreas da empresa. Afinal, todos os setores de uma organização precisam ser gerenciados e cuidados, não é mesmo?

Empresas são como máquinas complexas, e para funcionarem bem é necessário que cada peça – ou setor – esteja adequado e em perfeito estado.

A gestão administrativa tem duas principais palavras que a conduzem: a organização e o planejamento. Com os dois termos, é possível definir processos gerenciais e tirar negócios do papel para expandir e manter o crescimento estratégico.

Gestão administrativa: como fazer?

Por ser um conceito amplo, pode parecer difícil de fato colocá-lo em prática, certo? Por isso, separamos algumas dicas de como fazer uma gestão administrativa.

Fazer uma boa gestão requer muito estudo, dedicação, testes e paciência na implementação de ferramentas e processos.

Mas, em contrapartida, alguns passos muito práticos podem ser colocados em execução para começar agora mesmo a sua gestão!

Planeje

Um bom planejamento é essencial para uma gestão administrativa eficiente. É com ele que serão determinados diretrizes e passos que a empresa precisará seguir para obter resultados satisfatórios.

É preciso traçar objetivos, bem como as formas de atingi-los, além de deixar cada um deles bem explícitos para todos os colaboradores.

Acompanhe e avalie

Para saber o que de fato está acontecendo dentro da organização é preciso criar indicadores de desempenho e acompanhar de perto cada um deles.

Muito se ouve falar que “o que não é medido não é gerenciado”, e isso é a mais pura verdade nos negócios.

Sendo assim, garanta que cada processo tenha responsáveis e reúna dados e métricas importantes.

É essencial se reunir periodicamente com essas pessoas e acompanhar o que tem acontecido e ouvir o que eles têm a dizer.

Dessa forma, será possível saber o que está melhorando e traçar planos de ações diferenciados para o que não estiver apresentando bons resultados.

Um problema tratado no início pode ser facilmente revertido. Já aqueles problemas que ficam mascarados podem tomar grandes proporções e causar frustrações e fracassos.

Tenha uma boa comunicação

É extremamente prejudicial não contar com uma equipe com os mesmos propósitos da empresa e sofrer com os famosos boatos dentro da organização.

Uma comunicação clara e transparente dos gestores para a equipe é essencial para que todos se sintam valorizados e parte do negócio.

Além disso, ouvir todos sempre que possível é primordial para entender mais dos problemas e erros internos da empresa.

E, mais do que pensar em uma boa comunicação, prepare e valorize o seu time.

Seja com treinamentos, workshops, incentivos a cursos de especialização entre outros. É importante dar abertura para que todos cresçam e colaborem com o negócio.

Tenha a tecnologia como aliada

A gestão administrativa não é uma tarefa simples, mas ela pode ser mais fácil com ajuda da tecnologia, automatizando e poupando muitos esforços em diversas ações.

Ao realizar tarefas manuais, maiores as chances de erros e de retrabalho. Atualmente, é grande diferencial utilizar sistemas de gestão empresarial, os ERP, que podem ser úteis nas mais variadas empresas.

Os softwares conectam diferentes áreas de negócio, dão informações claras e precisas e oferecem relatórios com análises detalhadas, facilitando a tomada de decisão.

Um simples ato de uma venda é capaz de gerar informações ao financeiro, ao administrativo, estoque, compras e outros departamentos, tudo de forma rápida e automática.

Quais os benefícios de uma eficaz gestão administrativa?

Agora que você já sabe algumas ações para melhorar a gestão administrativa, é muito importante saber o que ela pode causar de positivo no seu negócio. Confira!

Aumento da produtividade

Ao descobrir o que tem sido feito de forma ineficaz, é possível corrigir erros e criar novos métodos, dessa forma, melhor será o desenvolvimento de equipes, aumentando o foco e produtividade.

Focar nos pontos fortes dos times e corrigir problemas é essencial para aumentar o ritmo de trabalho e diminuir o desperdício de tempo e de recursos, melhorando os resultados.

Foco nas metas

Com planejamento claro e estratégia definida, mais fácil será alcançar metas. Afinal, os colaboradores saberão o objetivo e aquilo que querem alcançar a curto, médio e longo prazo.

Ao concentrar esforços em algumas tarefas, e ao manter o indicador de cada uma delas, as metas estarão sempre sendo lembradas para que o resultado chegue.

Além disso, com o acompanhamento e registros, mais fácil torna-se mudar de rumos e tomar novas decisões estratégicas em momentos cruciais.

Aumento de satisfação em clientes e colaboradores

Quando os processos são feitos de forma eficiente, eles são refletidos na qualidade e nos prazos das entregas de serviços e produtos.

Dessa forma, a qualidade cai também sobre os clientes, que terão suas necessidades atendidas e superadas. O aumento da satisfação fideliza clientes e aumenta vendas.

Além disso, a satisfação repercute também no público interno. Afinal, menor será o desgaste e desperdício de energia em tarefas irrelevantes. Colaboradores mais motivados geram resultados e são os melhores divulgadores da empresa.

Para alcançar o sucesso no negócio e se diferenciar não existe saída além de se planejar e se organizar para obter bons resultados.

Entender as necessidades internas é essencial para uma boa gestão administrativa e para que todo o esforço ocorra de dentro para fora do negócio.

Quanto mais dedicação e foco nas metas dentro da empresa, mais e melhores resultados serão alcançados pela organização.

E então, como você tem feito sua gestão administrativa do negócio? Aproveite que agora você conhece um pouco mais sobre o tema e conheça algumas soluções que podem ajudar em seu empreendimento.

Robson Lins

Bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande e CMO na AM3 Soluções.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of