Gestão de Estoque: qual sua importância e como fazê-la bem

Uma empresa conta com uma série de necessidades e a gestão de estoque, com certeza, é uma delas. Muito se fala sobre cuidar dos insumos, mas, com o passar do tempo, essa tarefa pode começar a ser negligenciada, o que causa prejuízos para o negócio.

O estoque é peça fundamental dentro de uma empresa, afinal, é lá que estão todas as matérias-primas para as vendas e produções de uma organização. Ao não conhecer o estoque, muito se perde em uma organização.

Mais do que controlar entrada e saída de mercadorias, a gestão de estoque ocupa um lugar estratégico em um negócio. Você sabe do que se trata essa gestão? Como você tem cuidado de seu estoque? Confira nosso artigo sobre o tema!

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque é a tarefa que garante que os colaboradores e gestores de uma empresa saibam qual a disponibilidade e disposição dos produtos para atender às demandas e expectativas do mercado, sem perder oportunidades ou exceder a quantidade de insumos necessários

Um bom controle de estoque faz com que exista um fluído capital de giro dentro de uma organização, aumentando lucros e reduzindo desperdícios.

A gestão de estoque bem feita é capaz de prever e antecipar a demanda do período, garantir segurança de materiais, conhecer o histórico de venda e planejar estratégias, sejam de vendas ou de estocagem.

Essa tarefa é de extrema importância para as empresas, afinal, com ela é possível:

  • Otimizar o investimento com o estoque e fazer compras assertivas;
  • Fazer pedidos aos fornecedores com antecedência e saber melhor dos prazos e relacionamentos com cada um deles;
  • Projetar vendas e repensar precificação, se necessário;
  • Identificar demanda de mercado e de seus clientes;
  • Reduzir gastos e evitar prejuízos;
  • Ter melhor planejamento de produção;
  • Deixar a empresa pronta para sempre atender às suas demandas.

Como fazer uma boa gestão de estoque?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é e quais são os benefícios da gestão de estoque, é importante entender o que é preciso para colocar essa tarefa em prática. Confira alguns importantes passos!

Faça um inventário de seus produtos

Saber o que se tem de insumos é o primeiro passo para uma boa gestão de estoque. É essencial realizar o inventário e o cadastro de todos os seus produtos.

Descreva as características do produto, quantidades, medidas, localização dentro da empresa, data de entrada, custos de aquisição e venda e qualquer outra informação que seja de relevância para o seu negócio.

Essas informações precisam sempre estar atualizadas e são essenciais para facilitar o processo de compras e a realização do controle financeiro da organização.

Defina seu estoque mínimo e máximo

Faltar estoque é um problema, mas estoque em excesso também não é nenhuma vantagem para uma empresa. Por isso, é essencial estabelecer uma quantidade mínima e máxima para que os produtos não fiquem em falta ou que não fiquem estagnados.

Ao ter delimitada essas quantidades, torna-se mais clara a verificação de estoque por qualquer colaborador da empresa e, ainda, você saberá o momento exato de buscar novos produtos ou de realizar promoções e estratégias para movimentar os insumos parados.

Conte com um sistema de automação

Controlar o estoque em caderninhos ou simples planilhas já está em desuso graças às dificuldades de manter esses dados atualizados. Além disso,  é grande a chance de ocorrer falhas humanas ao fazer trabalhos tão repetitivos.

Dessa forma, é válido, e muito agregador, considerar o uso de um software para automatizar os processos e otimizar as tarefas de seus colaboradores.

Um bom sistema de gestão de estoque faz o cadastro de produtos e fornecedores, mostra sempre a disponibilidade de produtos, gera relatórios de análises e perdas e se integra com diversos outros setores do negócio.

A tecnologia dá muitas soluções para os negócios, então, quanto mais explorada para auxiliar no sucesso da sua empresa melhor, não é mesmo?

Crie rotinas

Para a gestão de estoque ser realmente eficiente, ela precisa ser padronizada e atualizada corretamente. Mesmo que a empresa conte com um sistema de automação, se ele não for bem alimentado, não funcionará bem, não é mesmo?

Deixar atualizações para depois pode fazer com que se percam alguns dados e ocorram erros na gestão. É ideal ter uma rotina diária ou semanal de controle para que a gestão de estoque seja de fato efetiva. Afinal, esse é um setor essencial para a sua organização.

Treine os colaboradores

Como qualquer nova solução na empresa, ao implantar um melhor sistema de gestão de estoque, é preciso que os colaboradores estejam engajados e preparados para essa cultura.

Se você for utilizar softwares, busque a ajuda de seus parceiros, promova treinamentos para que todos fiquem por dentro do sistema e mostre a importância do seu uso correto.

Crie regras de organização

O estoque é um espaço que precisa ser bem cuidado, organizado e limpo. É essencial que qualquer colaborador encontre o que precisa de forma ágil e eficiente. Por isso, crie regras para a gestão de estoque.

Defina lugares para os insumos, tenha atenção aos requisitos de armazenamento, como temperatura, umidade, circulação de ar entre outros. Também busque estabelecer horários de limpeza do local, definições para a reposição de itens e qualquer ação que você considere importante para o bom funcionamento do local.

Conte com bons fornecedores

Ter bons e confiáveis fornecedores também faz parte da estratégia de gestão de estoque. Mais do que escolher por preço de vendas, é preciso levar em conta quantidade e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, prazos de entrega, condições de pagamento, relacionamento entre outros.

Analise os parceiros, defina importância para cada atributo, como prazo, preços, relacionamento e fique com fornecedores que realmente sejam vantajosos em diversos aspectos.

Um bom relacionamento com os fornecedores é essencial para o estoque e pode até se tornar um diferencial frente à concorrência.

Tenha indicadores

Os softwares de automação comercial dão relatórios periodicamente e é preciso analisar os números e criar indicadores.

É essencial para a gestão estratégica da empresa saber sobre suas vendas, saída e entrada de produtos e demanda no geral. Isso é necessário para que sua empresa foque na compra dos insumos necessários, crie políticas de economia e reduza custos.

Cuidar do estoque é primordial para o bom andamento e entrega de seus produtos e serviços para os consumidores. Ter um bom controle dá diversos benefícios e melhora estratégias de um negócio.

O estoque não deve ser esquecido ou tratado como um setor menos importante, afinal, é de lá que vem tudo o que sua empresa produz.

Como você tem feito sua gestão de estoque? Aproveite que agora você sabe mais como implementar e conheça nossas soluções de automação que certamente irão te ajudar!

Robson Lins

Bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande e CMO na AM3 Soluções.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of