Gestão de Qualidade: como melhorar seus processos de produção

Gestão de qualidade é um dos conceitos fundamentais no mundo dos negócios, afinal, nada pode ser distribuído para os clientes sem passar por uma fiscalização de que tudo está correto.

Sua relevância está no fato de que todo produto ou serviço precisa ser fiscalizado em suas funções, forma de fabricação, distribuição entre outros.

A gestão de qualidade é requisito obrigatório para toda empresa que deseja se manter competitiva e se estruturar no mercado. Como você tem feito essa gestão em seu negócio? Saiba mais sobre ela agora mesmo!

O que é gestão de qualidade?

A gestão de qualidade é um setor focado na qualidade da produção e dos serviços de cada organização.

Consideramos a gestão de qualidade uma estratégia de busca contínua por padrões elevados, visando melhorar o desempenho das pessoas, processos, produtos e ambiente de trabalho.

O conceito surgiu na Segunda Guerra Mundial, para corrigir os erros dos produtos bélicos e, com sua evolução, passou a se denominar garantia da qualidade, utilizando normas específicas para cada etapa.

O controle, ou gestão, de qualidade surge de vez no início do século XX, com Frederick Taylor e Ford.

Atualmente, a expansão da concorrência é grande em todos os setores e se preocupar com a qualidade dos produtos e serviços reforça vantagens competitivas.

Dentre os vários benefícios da gestão empresarial, podemos citar:

  • Maior desempenho empresarial;
  • Aumento na satisfação do cliente;
  • Aumento da consistência dos produtos;
  • Implementação de melhores práticas;
  • Aumento na produtividade;
  • Aumento no desempenho financeiro;
  • Melhoria da comunicação interna.

Quais os pilares da gestão de qualidade?

A gestão de qualidade adota 8 tópicos fundamentais que servem como base para as organizações que querem adotar essa gestão em busca de maior eficiência. Confira!

1- Foco no Cliente

Um dos principais objetivos da gestão de qualidade é satisfazer o cliente e superar suas expectativas, oferecendo o melhor padrão de qualidade nos produtos e serviços.

Portanto, a empresa deve conhecer bem as necessidades do seu público para atendê-los com eficiência e satisfazer suas necessidades.

2- Liderança

Cabe aos líderes de uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos nos processos desempenhem suas atividades e se sintam motivados e comprometidos com os objetivos do negócio.

3- Melhoria contínua

Para que as organizações consigam manter a qualidade de seus produtos, atendendo a todas as necessidades dos seus clientes, é preciso trabalho contínuo voltado para melhoria de processos.

Para isso, é preciso implementar os melhores e mais modernos processos e utilizar metodologias que resolvam problemas e gerem melhorias.

4- Decisão baseada em fatos

Todas as decisões tomadas dentro de um sistema de gestão de qualidade devem ser tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, que dão embasamento para mais assertividade.

5- Relação com os fornecedores

É fundamental construir um relacionamento de benefício mútuo com os fornecedores por meio de parcerias estratégicas. Esse trabalho em conjunto facilita a criação de valor nos produtos que chegarão aos clientes.

A boa relação com os seus fornecedores é uma vantagem competitiva importante e dá vantagens para os dois lados.

6- Visão sistêmica

As empresas estão interligadas por todos os seus setores e, por isso, ter o conhecimento do todo impacta na tomada de decisões.

A visão sistêmica é a capacidade de analisar o ambiente de forma ampla, considerando todos os elementos e identificando impactos, melhorando o desempenho do todo.

7- Abordagem por processos

Os processos das organizações precisam ser bem geridos, afinal, eles que colocam o negócio em funcionamento.

É essencial trabalhar com metas e estratégias, além de gerenciar todos os recursos e atividades de uma empresa.

8- Envolvimento das pessoas

Toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Por isso, é preciso saber gerir os prós e contras de cada colaborador, em busca de um só objetivo.

O gestor deve promover o envolvimento de todos os profissionais e investir em capacitações e treinamentos.

Como implantar gestão de qualidade?

Agora que você sabe mais sobre os pilares da gestão de qualidade, é importante saber sobre algumas ações importantes e recomendadas para a sua implementação. Veja algumas delas.

Mapeie os processos

Não é possível melhorar as etapas de um negócio sem conhecê-los profundamente, certo? Portanto, a primeira etapa da gestão de qualidade é mapear os processos da organização, entendendo a relação entre eles.

Realize análises detalhadas de cada área, busque informações importantes, conheça as competências e recursos necessários. Com visibilidade, fica mais fácil saber no quê agir.

Utilize metodologias

Para implementar gestão de qualidade, é importante utilizar metodologias que ajudem nessa tarefa. Muitas são as ferramentas disponíveis no mercado atualmente, é preciso identificar o que mais faz sentido e adotar métodos.

Pode-se fazer uso de uma metodologia ou um conjunto de várias. Certifique-se de o que é mais relevante e opte pelo que fizer mais sentido.

Realize mudanças controladas

Identificados problemas e soluções, é hora de realizar mudanças. Porém, é preciso ter cuidado para não executar mudanças bruscas, de uma só vez.

Mude aos poucos e altere um parâmetro por vez, assim, é mais fácil controlar a percepção de impacto de cada solução realizada.

Acompanhe os resultados

É preciso medir cada implantação da gestão de qualidade para entender o que deu certo e o que ainda precisa ser corrigido.

Veja de perto as mudanças e acompanhe os resultados. Ao atingir os níveis desejados, aplique o fundamento de melhoria contínua e busque sempre aperfeiçoamento, mantendo um ciclo forte na organização.

Implementar gestão de qualidade é essencial para que as empresas garantam o pleno funcionamento de seus processos e entreguem o maior valor possível aos seus clientes.

Você já coloca em prática algum dos fundamentos da gestão de qualidade? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e conheça algumas importantes ferramentas de gestão!

Robson Lins

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, CMO na AM3 Soluções, apaixonado por cinema, música e tecnologia.

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