Infraestrutura de Redes: entenda tudo sobre elas

A infraestrutura de redes é parte obrigatória em qualquer ambiente empresarial e já está presente em diversos setores do mercado.

Hoje em dia, todos os negócios que se preocupam com seus serviços e entregas de qualidade precisam de uma boa base tecnológica para seu funcionamento.

Cada vez mais, com o uso de recursos online, automação comercial e diversos softwares ao mesmo tempo, faz-se necessário uma rede que esteja equilibrada e dê apoio suficiente para a demanda existente.

Você já pensou como uma boa infraestrutura de rede pode impactar na sua empresa? Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre essa solução para seu negócio!

O que é infraestrutura de redes?

A infraestrutura de redes é a forma responsável por conectar e suportar todos os equipamentos tecnológicos de uma empresa.

Sejam eles os computadores e estações de trabalho dos colaboradores, ou, até os mais avançados e robustos servidores. Dessa forma, permite-se que todos utilizem os sistemas e recursos de TI sem falhas estruturais.

Faz parte da infraestrutura de redes todo o cabeamento para ligar e interligar os aparatos entre os diversos ambientes, conectores, patch panels, switches, roteadores e redes sem fio.

Esses são alguns dos recursos necessários e responsáveis pelo desempenho e por fazer a segurança e funcionamento do ambiente de TI.

Investir em uma infraestrutura de redes é uma necessidade atual e um grande passo estratégico e competitivo para o mercado.

Quais os benefícios da infraestrutura de redes?

A instalação de cabeamentos suporta e melhora o desempenho da empresa e, por isso, otimizam os processos e aumentam a produtividade.

Mas esta não é a única vantagem da solução. Confira outras e descubra o porquê ter uma infraestrutura de redes é um grande diferencial.

Segurança

A infraestrutura de redes traz uma grande vantagem para a segurança do ambiente. Ter equipamentos de confiança como os switches e roteadores, com garantia do suporte, ajudam a reduzir o tempo de parada e a perda de informações.

Ao elaborar um projeto de redes, se pensam em todos os possíveis pontos de falhas. Dessa forma, as soluções já estão prontas e há garantia em caso de necessidades.

Um plano comum adotado é a dupla abordagem, quando há interligação de fibra ótica entre prédios por dois caminhos diferentes. Assim, se alguma delas falham, será garantida a conexão ativa pelo outro caminho.

Além de aumentar a segurança física, a infraestrutura de redes garante a segurança lógica da rede. Alguns switches atuam em camadas de rede que impedem ataques como DDoS.

Desempenho

De nada adianta a empresa investir em novos servidores, sistemas de última geração e muitos equipamentos, se não conseguem manter o desempenho esperado.

Muitas vezes isso acontece, pois a infraestrutura de redes não suporta as inovações tecnológicas e não foi projetada para tanto.

Por isso, é preciso entender a necessidade de seu negócio e saber qual a importância do setor de TI dentro dele e o desempenho de suas funções.

É importante saber qual é o consumo de rede de cada recurso e, levar em consideração os usuários e horários de pico.

Com a ajuda da infraestrutura de redes, isso é facilmente medido e seu desempenho não cairá durante o uso.

Além disso, a infraestrutura de redes não deixa de abarcar todo um planejamento de crescimento, para que sua instalação já ocorra pensando no futuro.

A infraestrutura de redes bem planejadas aumentam o desempenho do local, evitam gargalos e não deixa que existam quedas bruscas na performance da rede utilizada.

Automação de processos

Automatizar processos é um passo importante que tem sido a solução para muitos negócios.

Essa tarefa é responsável por agilizar processos comuns nas rotinas dos estabelecimentos, reduzindo o trabalho manual, bem como as falhas e aumentando a produtividade.

Automatizar processos é uma prática que otimiza o negócio, dá mais eficiência e economia. Porém, para que recursos com esse objetivo sejam implementados e funcionem de verdade, é necessário contar com uma boa infraestrutura de redes.

Portanto, de nada adianta pensar em apenas uma tecnologia. É preciso pensar na sua infraestrutura de redes e ter um sistema viável para todas as suas necessidades.

Agilidade

A infraestrutura de redes provê maior disponibilidade e agilidade aos sistemas, já que tudo fica conectado e é fácil o acesso entre computadores, estações de trabalho e serviços back-end como CRM, correio eletrônico e meios de hospedagem.

Com conexões ágeis, diminui-se o número de falhas e evita-se retrabalhos, dando mais motivação e produtividade aos colaboradores que trabalham com mais rapidez e foco.

Personalização

A infraestrutura de redes é pensada de forma personalizada para cada empresa, sendo adequada para as suas particularidades e cabeamento.

Os parceiros contratados para a implantação desse serviço verificam a composição dos ambientes e plantas da organização, analisam equipamentos, suas voltagens e especificações e garantem a instalação e o suporte adequado.

Ter um serviço personalizado faz com que seja ainda mais fácil a resolução de possíveis problemas. Já que os mesmos são resolvidos de forma rápida com os suportes compostos por profissionais competentes e atuantes em diversas áreas.

Durabilidade

A instalação da infraestrutura de redes é feita para durar muito tempo e performar bem independente do seu uso.

Os projetos e itens da composição de soluções como essa são resistentes, evitando a troca regular e garantindo o bom funcionamento.

Uma infraestrutura de redes deixa a empresa com maior competitividade no mercado, pois dinamiza o funcionamento e se adequa às diversas necessidades.

Além disso, uma boa infraestrutura de redes evita muitas complicações em momentos de crise, já que contará com planos de contingência eficientes que impedem qualquer ação que comprometa o funcionamento das conexões de seu negócio.

Como a sua empresa está lidando com a tecnologia e infraestrutura de redes? Você já pensou na necessidade dessa implantação para performar melhor? Aproveite que agora sabe mais sobre o tema e conheça nossas soluções!

Nayrgton Veras

Especialista em Segurança de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Supervisor Técnico de Infraestrutura de TI no departamento de Serviços Gerenciados da AM3 Soluções.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of