O que é gestão financeira e porque você deve investir nela

Mesmo sendo um ponto importantíssimo para o gerenciamento de empresas, muitos empreendedores não sabem de fato o que é gestão financeira ou não se preocupam tanto com ela.

Atualmente, muitas empresas fecham as portas rapidamente por não saber o que é gestão financeira e por não colocar em prática esse importante conceito.

Em muitos empreendimentos, encontram-se casos em que se compra mais do que vende, não há análise de fluxo de caixa, o estoque não é bem controlado e não é possível saber quais são os problemas financeiros e qual a real situação da empresa.

Você já passou por algum problema financeiro em seu negócio que poderia ser resolvido com mais organização? Como está a gestão financeira da sua empresa?

Confira nosso artigo e saiba porque é tão importante investir nessa área!

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é a tomada de decisões estratégicas que tem intuito aumentar o valor de uma empresa com ações de planejamento, análise e controle de atividades financeiras.

Podemos tratar gestão financeira por tudo que se refere a investimentos, despesas, lucros, empréstimos, valores, tributos e movimentações do negócio.

Essas ações são vitais para que uma organização tenha bons resultados, pois é com uma boa gestão financeira que se estabelece metas, analisa resultados e se pensa em novos direcionamentos.

Quando falamos sobre o que é gestão financeira, logo vem à mente das pessoas o controle de tabelas, registros e entrada e saída de dinheiro de caixa, certo?

Porém, esse conceito é muito mais abrangente e envolve muito mais do que isso, já que aqui se trata de planejamento, análise e controle de atividades.

Um dos objetivos principais dessa gestão é melhorar a forma como os recursos são utilizados, protegendo então as finanças da empresa e dando mais tranquilidade na administração dos negócios.

Como a gestão financeira repercute na empresa?

Depois de saber um pouco mais sobre o que é gestão financeira, a pergunta que surge é como de fato ela impacta a sua empresa, certo? Por isso, vamos mostrar alguns pontos importantes para você!

Maior controle de informações

Quando a empresa conta com uma gestão financeira estruturada, mais facilmente será saber o que acontece em outras áreas que dependem de investimentos ou monetização.

Com informações reunidas e claras, maior será a rapidez e precisão nas tomadas de decisões e maiores as chances de acerto ao repassar algum orçamento para outras áreas.

Redução de custos

Ao saber exatamente o que se passa com a saúde financeira do negócio maiores serão as informações sobre despesas e custos que não são necessárias na organização.

Dessa forma, é possível reduzir ou até mesmo eliminar custos desnecessários e superficiais.

Melhora operacional

A organização com gestão financeira eficaz tem mais agilidade na hora de tomada de decisões, melhorando a parte operacional do negócio.

Com informações necessárias em mãos é mais fácil saber que setor deve ser atacado, reformulado, investido ou mudado.

Melhora na precificação dos produtos ou serviços

O gerenciamento financeiro do negócio também influenciará na precificação de seus produtos e serviços, ligado diretamente à entrada no fluxo de caixa da empresa.

Ao saber exatamente quanto se gasta, o quanto é vendido, o que é preciso em estoque e como o produto ou serviço é percebido pelo consumidor, mais fácil e justificado será a realização da precificação e os ajustes.

Como fazer gestão financeira?

Falar sobre conceito é muito mais fácil do que o aplica-lo na prática, não é mesmo? Por isso, listamos para você algumas simples ações que podem te ajudar a melhorar a sua gestão financeira na organização.

Planeje

O primeiro passo para implantar uma gestão financeira é planejar.

Saiba exatamente quais são as missões e objetivos da empresa e entenda onde ela quer chegar e o que precisa para que isso aconteça.

O planejamento estratégico deve envolver todas as áreas da empresa e no mesmo devem ser traçados os planos, formas de alcançar os objetivos desejados e os gastos e prazos necessários para isso.

É importante que a empresa pense em seu orçamento anual e defina o que pode investir em cada setor.

Defina metas

O setor financeiro não serve apenas para registrar entrada e saída de recursos da companhia, por isso, defina metas e objetivos para o setor.

Ao operar sem metas é possível que os planos sejam esquecidos no meio do caminho. Vale ressaltar que as metas devem ser realistas e que estimulem de fato os colaboradores. Além disso, defina prazos e analise os resultados a cada objetivo.

Podemos citar algumas metas viáveis, como percentual de redução de custos e desperdícios, aumento de renda, aumento de disponibilidade financeira para emergências entre outros.

Cuide do fluxo de caixa

Mesmo não sendo a única tarefa da gestão, ter o fluxo de caixa sob controle é essencial para todos os outros passos do planejamento.

Tenha  maior número possível de informações sobre seu fluxo de caixa, que dará previsões de capital de giro e estimativas. Vá além do registro de entrada e saída e busque novas informações relevantes para o seu negócio.

Invista em tecnologia

Não é preciso sofrer com cálculos e diversas tarefas em muitos setores quando se pode contar com o auxílio rápido e prático da tecnologia.

Ao mexer com finanças, pequenos erros de falta de atenção de colaboradores podem ser cruciais.

Por isso, ter um sistema que ajude é essencial e deixa as informações mais fáceis de serem localizadas e com maior transparência.

Os softwares de automação além de guardar dados, analisam resultados, simulam cenários e dão relatórios importantes, poupando o tempo do gestor e dando novos direcionamentos de negócios.

Contar com uma gestão financeira é essencial para gerir um negócio, aumentar o controle e mudar o foco para o que realmente é importante no seu planejamento.

Ao saber exatamente com o que se gasta e o que é possível ser reduzido, é mais fácil prever cenários e investir corretamente no crescimento do negócio.

Cuidar das finanças do negócio é essencial para definir quanto tempo ele ficará no mercado e o quanto ele será lucrativo.

E você, o que você tem feito para cuidar de suas finanças? Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é gestão financeira, aproveite e conheça mais de nossas soluções que podem otimizar seu negócio!

Robson Lins

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, CMO na AM3 Soluções, apaixonado por cinema, música e tecnologia.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of