Sistema de Automação Comercial: otimize a gestão da sua empresa

Empresas, independente de seu tamanho, passam por muitos processos operacionais e gerenciais que demandam rotinas específicas que podem ser facilitadas por um sistema de automação comercial.

Muitas tarefas são repetitivas, exigem atenção, gastam mais tempo do que deveriam e podem, facilmente, ser feitas por softwares de automação que otimizam a gestão e aumentam a produtividade do negócio.

Os sistemas são muito úteis, mas é preciso entender mais sobre as necessidades da empresa para que os mesmos atendam às demandas e gerem resultados positivos.

Você sabe como funciona e quais os benefícios em utilizar um sistema de automação comercial? Confira nosso artigo e comece, agora mesmo, a pensar na sua implantação!

Afinal, o que é um sistema de automação comercial?

Dentro dos estabelecimentos, existem muitos afazeres e processos que garantem o bom funcionamento de uma empresa.

Tarefas de estoques, compra e venda de mercadoria, gestão financeira, emissão de notas fiscais, controle de colaboradores, atividades administrativas entre muitos outros trabalhos.

Trabalhos esses que exigem uma série de procedimentos que são comuns ao estabelecimento.

Para evitar erros na execução de tarefas manuais, e diminuir o trabalho dos colaboradores em funções repetitivas e desgastantes, é interessante utilizar um sistema de automação comercial.

Um sistema de automação comercial utiliza métodos tecnológicos para fazer as atividades do dia a dia do estabelecimento.

Esses sistemas padronizam os serviços, otimizam tempo e agilizam as tarefas necessárias para o bom andamento do negócio.

Os sistemas de automação comercial são feitos por softwares chamados ERPs (Enterprise Resource Planning) e, além de agilizar as tarefas, diminuem as falhas e aumentam a segurança e eficiência do negócio.

Por que e o que automatizar?

Quem não quer aumentar produtividade, reduzir custos, ter maior controle e otimizar a gestão da empresa? Essas são apenas algumas das razões para a implementação de um sistema de automação comercial.

Além disso, a automação dá maior mobilidade para os gestores: eles conseguem estar cientes das principais informações do estabelecimento mesmo quando não estão fisicamente no negócio.

O sistema de automação comercial também é útil para definir estratégias e metas, já que eles geram relatórios e dão importantes informações para os líderes.

Diversas tarefas podem ser automatizadas, facilitando o trabalho da equipe, como:

Controle de estoque

Controlar o estoque é uma das principais – e mais desafiadoras – tarefas dos donos de negócios. Principalmente para aqueles empresários que contam com muitos itens e têm grande rotatividade.

Um sistema de automação comercial controla todo o inventário de forma automática através das entradas e saídas de mercadorias, matérias-primas e produtos acabados.

Ao utilizar um sistema, menores são os riscos de falhas humanas e menos chances do seu estabelecimento ficar sem produtos importantes e necessários ao seu cotidiano.

Financeiro

A gestão financeira também é uma tarefa que pode ser otimizada com o uso de um sistema de automação comercial.

Fica mais fácil ter domínio sobre suas receitas, despesas fixas e variáveis e folha de pagamento. Além disso, com o acesso ao fluxo de caixa de maneira automatizada, a gestão de entradas e saídas fica mais visível e controlada.

Essa função ajuda os gestores a identificar onde estão concentrados os maiores gastos, notar se há desperdícios e enxergar o quanto pode ser investido.

Gestão Fiscal

A automação facilita a emissão de documentos fiscais, atendendo às obrigações fiscais vigentes, como: SPEDs, Sintegra, NF-e, NFC-e, SAT-CFe.

Além disso, auxiliam os gestores a cumprirem as obrigações de pagamentos de tributos e impostos dentro do prazo e de maneira correta.

Quais são os benefícios de um sistema de automação comercial?

Se você leu até aqui, com certeza já viu alguns bons benefícios em implantar um sistema de automação comercial, certo? Mas pontos positivos não faltam e, por isso, vamos listar mais alguns para você:

Aumento da produtividade

Sem dúvidas, o aumento da produtividade é um dos maiores benefícios da automação. Os sistemas reduzem número de tarefas manuais e dão mais tempo para que os colaboradores possam lidar com funções que realmente agreguem valor ao negócio.

Com pouco tempo de uso, é possível notar o aumento de produção, já que, com o sistema, os colaboradores fazem mais em menos tempo.

Integração de dados

O sistema de automação comercial não quer substituir o trabalho dos colaboradores, apenas otimizar e integrar todos os dados importantes e necessários.

A automação permite que os dados fiquem reunidos em um mesmo lugar de forma que, todos que precisam, podem acessá-los rapidamente.

A partir do momento em que uma informação é lançada no sistema, todas as funções se atualizam, assim não ocorrem erros e nada sai da integração do negócio.

Redução de custos

Com a automatização dos processos, os gestores garantem maior consciência nos gastos de diversos setores reduzindo, assim, perdas e desperdícios.

Ao ter maior visão do giro de estoque, por exemplo, é possível planejar melhor o que entra e sai, bem como pensar em possíveis promoções, diminuir algumas compras ou modificar fornecedores e tomar diversas atitudes que poderão reduzir os gastos.

Personalização

Os softwares dão possibilidades de customização de acordo com as necessidades de cada negócio. Durante a implantação, é possível indicar o que considera mais crítico e quais são os pontos que devem ser atacados prioritariamente.

É importante que o gestor saiba bem sobre suas necessidades para que passe tudo ao fornecedor do sistema, deixando a automação alinhada ao negócio.

Métricas

Mais do que implantar uma estratégia, é preciso analisar seus resultados e saber o que modificar e o que deve ser mantido.

Os sistemas de automação comercial geram importantes informações para o negócio e fazem com que os gestores tenham sólidas referências para identificar gargalos e melhorias. Dessa forma, dar os próximos passos em suas estratégias, de maneira segura, se torna muito mais fácil.

As tecnologias facilitam cada vez mais os trabalhos das empresas e devem ser implementadas para otimizar seu negócio.

Gradativamente, os sistemas deixam de ser vistos como custos e tornam-se grandes investimentos.

O sistema de automação comercial é uma importante ferramenta que pode levar muitos benefícios às empresas.

Pensando em seus processos e suas necessidades e conhecendo um pouco mais sobre a automação, você acha que já está na hora de implantar um sistema desse tipo em seu negócio?

Aproveite que agora você sabe mais sobre o sistema de automação comercial e conheça nossas soluções que vão te ajudar a otimizar sua gestão e obter bons resultados!  

Robson Lins

Bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande e CMO na AM3 Soluções.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of