Técnicas de vendas: métodos infalíveis para conquistar o cliente

Foi-se o tempo em que vendas se resumiam apenas à “boa lábia” e perspicácia do vendedor. Para conquistar e manter o cliente, muitas técnicas de vendas são aplicadas e é preciso que o gestor de uma empresa, ou de uma equipe de vendas, busque estar sempre atualizado sobre o tema.

Conquistar clientes é uma preocupação constante, afinal, sem eles o negócio não caminha e não toma novos, e melhores, rumos.

Conhecer o público, planejar, organizar, desenvolver a comunicação e muitos outros itens são essenciais para chamar possíveis consumidores e convertê-los em vendas de fato.

O que você sabe sobre técnica de vendas e o que tem feito em seu negócio para impulsioná-lo ainda mais? Confira em nosso artigo agora mesmo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que são técnicas de vendas?

Qualquer vendedor ou empreendedor sabe o que são vendas e conhecem uma série de técnicas, certo? As vendas nada mais são do que as trocas comerciais entre cliente e produtor.

Porém, não só o dinheiro é o mais importante atualmente. As vendas vão além do seu valor monetário e passam a ser sobre encantar e gerar boas experiências com o cliente.

A venda não se dá somente no momento de se pagar para adquirir algo, elas vão desde o atendimento de qualidade, prospecção de clientes, valorização do produto, pós-venda entre muitos outros processos.

São pequenos truques que são implantados pela empresa para que ela se diferencie frente à concorrência e ganhe lugar de destaque.

Para colocar em prática diversas técnicas de vendas, é preciso conhecer o produto, o consumidor, contar com um bom atendimento e oferecer valor.

Separamos algumas dicas para você faça isso da melhor maneira. Confira!

Conheça o seu produto

Pode parecer óbvio falar disso, mas muitas vezes os colaboradores da empresa não conhecem bem os seus próprios produtos e deixam de responder perguntas dos clientes, já atrapalhando suas técnicas de vendas.

Isso faz com que o vendedor e a marca percam credibilidade e a possibilidade de venda, certamente, diminui.

É preciso alinhar todos os colaboradores, mesmo que eles não tenham contato direto com os clientes.

Todos precisam entender da empresa, conhecer seus valores, objetivos, modelo de negócios e o que ela tem a oferecer para o público.

Conheça seu público

É essencial saber para quem se vende, para que, dessa forma, as melhores soluções possam sempre ser oferecidas.

Conhecer o cliente, seus gostos, sua jornada e suas preferências, fazem com que a empresa identifique suas necessidades e, dessa forma, ajude o consumidor a entender o que ele precisa.

Muitas vezes os clientes não sabem exatamente do que precisam, por isso, ter um empurrãozinho do time de vendas é essencial.

Ao receber o que precisa no momento certo, o cliente terá uma boa experiência com a empresa e se sentirá compreendido por ela, aumentando, consequentemente, suas chances de voltar à empresa.

Para saber oferecer exatamente o necessário para o público, é preciso ter nas técnicas de vendas os seguintes elementos: características, vantagens e benefícios.

É preciso deixar claro as características do produto, sejam os atributos tangíveis ou intangíveis, as vantagens e diferenciais perto de outros no mercado e, mais importante, quais são os benefícios e como que ele de fato resolverá o problema do cliente.

Ao demonstrar o benefício do seu produto, se oferece valor para o cliente e, então, ele começa a pensar que realmente deveria adquirir seu produto ou serviço como algo necessário.

Crie boas relações com os clientes

Conquistar a confiança do cliente é difícil, mas depois de estabelecida eles se tornam fiéis e até mesmo divulgadores da marca, por isso, é muito importante prezar pelas boas relações.

Faz parte das técnicas de vendas entender a necessidade do cliente e entregar o melhor serviço para ele. Assim, a confiança começa a se estabelecer, de modo que sua marca passe a ter ainda mais valor no mercado.

Além disso, é essencial ser transparente, honesto e ético com o cliente. Não tente enganá-los com falsas promessas, benefícios ou promoções que você não pode cumprir.

Acompanhe seu cliente

As técnicas de vendas vão muito além do momento da compra. É mais do que necessário acompanhar o cliente e manter o pós-venda ativo.

Busque informações com os consumidores, incentive pesquisas de satisfação, ofereça complementos após a sua compra e mostre como ele é importante para o seu negócio.

O pós-venda conquista o cliente e faz com que eles voltem a fazer negócios e indiquem sua marca e empresa.

Coloque técnicas de venda em prática

Além de práticas que devem ser adotadas no dia a dia de um negócio, e de seu planejamento, o empreendedor pode contar com algumas abordagens de venda que ajudam ainda mais a manter o foco no cliente.

SPIN Selling

O SPIN Selling é uma das principais técnicas de vendas utilizadas pelo mercado desde a sua criação, na década de 80.

SPIN significa:

  • Situation – Situação, que é entender o cliente;
  • Problem – Problema, saber o que levou o cliente até você;
  • Implication – Implicações, entender como seu produto ou serviço beneficia e ajuda o cliente e, por fim;
  • Need Pay-off – Necessidade de Solução, que esclarece de fato os seus benefícios entregues.

Com esse roteiro, são estabelecidas uma série de perguntas para o cliente, de forma a resolver seus objetivos e conduzir a venda da melhor forma possível.

Rapport

Rapport é um conceito da psicologia que significa técnica utilizada para criar sintonia e empatia com outra pessoa, o que é essencial para as vendas. Essa sintonia gera confiança e aproxima o vendedor do consumidor.

Ao criar soluções como essa, os consumidores ficam mais receptivos, interagindo mais e fornecendo informações com menos resistência.

Faz parte do rapport:

  • Saber ouvir;
  • Ser sincero;
  • Chamar o cliente pelo nome;
  • Utilizar uma linguagem corporal adequada;
  • Demonstrar empatia;
  • Ser positivo e sorrir.

Técnicas de vendas variam de acordo com cada contexto da empresa e é preciso adaptá-las para cada cenário para que sejam de fato efetivas.

Porém, é necessário que qualquer empreendimento conheça seus clientes, entenda a concorrência, saiba tudo sobre o seu produto e treine suas equipes para que eles ofereçam sempre o mais positivo do negócio.

Além disso, é importante alinhar todas as estruturas do negócio. Afinal, quanto mais informações reunidas, mais fácil se torna tomar atitudes e traçar planejamentos que trarão resultados eficazes.

Contar com soluções tecnológicas e sistemas automatizados, por exemplo, pode ser de muita utilidade para unir as áreas de uma mesma empresa a fim de trabalhar com mais agilidade, trazendo melhores resultados.

E então, como você tem planejado e praticado suas técnicas de vendas? Aproveite que agora você conhece mais sobre o assunto e conheça um pouco de nossas soluções!

Robson Lins

Bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande e CMO na AM3 Soluções.

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