Como calcular o ROI e tudo que você precisa saber sobre

Cuidar da gestão de um negócio inclui conhecer diferentes técnicas e alguns cálculos são necessários para saber o que tem dado certo ou não. Entender o que é e como calcular o ROI é essencial para organizar seus investimentos.

O retorno sobre investimento, o ROI, é uma métrica utilizada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.

Você sabe como calcular o ROI de suas ações e qual a importância desse cálculo? Confira agora mesmo tudo o que separamos para você sobre esse importante assunto!

O que é ROI?

O ROI, return on investment, retorno sobre o investimento, é um indicador que permite visualizar quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com seus investimentos.

Dessa forma, é possível identificar o que se reverteu em benefícios ou não.

Tendo esses números, é possível saber o que está sendo válido, em relação aos investimentos, como é possível otimizar o que está funcionando e fazer com que eles tenham ainda mais performance.

O ROI é um indicador eficaz quando trata-se de calcular o retorno de uma aplicação, sendo ele adequado para campanhas de marketing, eventos, melhorias na infraestrutura da empresa, entre outras ações.

É importante olhar para esse cálculo, pois ele faz parte da avaliação da empresa e dos olhares dos investidores para ela.

Como calcular o ROI?

Agora que você entendeu um pouco sobre o que é ROI, é importante saber como calcular o ROI e obter essa importante métrica.

Para obter o ROI, você precisa aplicar um fórmula simples, que considera o valor investido, ou seja, o custo e o retorno financeiro que ele te deu.

Com esses dois fatores é possível medir o resultado das estratégias. Confira a fórmula utilizada logo a seguir.

roi

Imagine que sua empresa ganhou 50 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima temos: 50.000 – 10.000 = 40.000 / 10.000 = 4 x 100 = 400% de retorno sobre investimento.

Você obteve seu número ROI, mas como saber se ele é bom ou ruim? É preciso entender que não existe um número mágico que separe os resultados bons dos ruins.

Um ROI que parece alto pode, às vezes, ficar abaixo do seu verdadeiro potencial, enquanto um baixo esconde bons resultados.

É preciso levar em conta o prazo da campanha e quanto tempo está sendo o seu retorno em cima dela.

Quais as vantagens de calcular o ROI?

Com o cálculo em mãos, o ROI oferece respostas para o gestor continuar, reforçar, ajustar, substituir ou cancelar determinadas campanhas. Além disso, algumas vantagens são notadas, confira!

Diminui os gastos e aumenta os lucros

É importante investir e, mais do que isso, é preciso saber o que dá certo ou não para que seus investimentos não sejam apenas gastos. A partir do ROI, é possível saber se o que foi investido realmente deu lucro suficiente para justificar a ação.

Por isso, é importante fazer esse cálculo de várias ações para diversas áreas da organização.

Dessa forma, a empresa pode mexer em tudo aquilo que está gerando desperdícios, sabendo os melhores momentos, e lugares, para cortar gastos e passar o dinheiro para investimentos corretos.

Mesmo com uma métrica desse tipo, é importante ter calma, afinal, quando falamos de investimentos, é preciso entender que muitos só geram lucros consideráveis depois de muitos meses ou até mesmo anos.

Qualifica a estratégia

Assim que você otimiza seus investimentos, encontra-se, aos poucos, fórmulas melhores de se trabalhar em diversas ações.

Sabendo onde gastar e obter mais resultados, o modelo pode ser escalável, sendo aplicado a diversas estratégias, qualificando suas ações.

Facilita a tomada de decisões

Você sabe como calcular o ROI, então faz o cálculo e o esquece em uma planilha qualquer? Se isso estiver acontecendo, hora de mudar essa cultura!

O ROI jamais pode ser esquecido e deve ser analisado frequentemente para comparações e evoluções.

É importante acompanhar os números, saber o que tem sido feito e por que certas ações são tomadas, por isso, nada de esquecê-lo por aí!

Motiva a equipe

É essencial que os colaboradores estejam por dentro das métricas do seu setor e utilizem isso como motivação para o seu desempenho.

Quando a empresa inclui os colaboradores, é mais fácil visualizar, ver sentido e buscar atingir determinadas metas, certo? É preciso que a equipe veja sua evolução e tenha razões concretas para seu trabalho.

Metas mais reais para a empresa

As organizações que utilizam o ROI de maneira correta, conhecem melhor a realidade atual da empresa. Por isso, as metas estabelecidas passam a ser mais realistas e coerentes com o cenário.

Mira a longo prazo

O ROI não é uma ferramenta a ser utilizada por uma ação específica que depois desaparece.

Um dos aspectos mais importantes dessa métrica é que ela pode – e deve – ser incorporada aos seus planos, sendo instrumento permanente de obtenção de melhores resultados.

O ROI permite o constante aprimoramento e, como dissemos, investimentos são muitas vezes intangíveis e demorados. Por isso, ele será uma métrica que sempre acompanhará a empresa.

Saber calcular o ROI é importante para entender melhor suas ações, investimentos e resultados. A partir desse indicador, é possível fazer questionamentos, como:

  • O que sua equipe poderia ter feito para ter um retorno maior?;
  • O que pode ser feito para melhorar seu retorno?;
  • Quais estratégias devem ser utilizadas em diferentes setores?;
  • Como estão os resultados dos concorrentes, comparados ao seu?;
  • Onde é possível mudar os investimentos?;
  • O que merece mais atenção na organização?

Esses e muitos outros questionamentos podem ser respondidos com a ajuda do ROI e, dessa forma, suas estratégias ganham um novo olhar.

Calcular o retorno sobre investimento é muito importante para a saúde financeira da empresa, por isso, não deixe essa métrica de lado. Liste seus custos e receitas, tenha os números, reúna sua equipe e entenda melhor as ações que estão sendo tomadas.

Agora que você sabe o que é e como calcular o ROI, já pode mudar algumas coisas em sua empresa e entender melhor algumas de suas estratégias. Aproveite o tema e conheça mais sobre nossas soluções!

Robson Lins

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, CMO na AM3 Soluções, apaixonado por cinema, música e tecnologia.

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