O que é ERP, para que serve e o que pode fazer pela sua empresa

Entender o que é ERP, e apostar em um sistema desses, pode ser um grande diferencial para as empresas. Os sistemas ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) têm sido grandes apostas de negócios que estão expandindo.

Com intuito de gerenciar e atingir vários setores, os ERPs podem fazer tamanha diferença e dar mais agilidade para as organizações.

Você sabe o que é ERP e o que ele pode fazer em sua empresa? Confira nosso post e considere agora mesmo implantar esse sistema em seu negócio!

O que é ERP?

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que poderia ter uma tradução próxima a Planejamento de Recursos da Empresa, ou seja, é um Sistema de Gestão Empresarial.

Softwares, desse tipo, tratam-se de sistemas que integram operações empresariais com funcionalidades para trazer dinamismo e produtividade aos negócios.

Uma das maiores funções do ERP é facilitar o fluxo de informações em uma organização, otimizando as tarefas e as auxiliando nas tomadas de decisão.

As empresas têm diversas funções como contas a pagar e receber, estoque, pedidos, folha de pagamento, notas fiscais, entre outros que podem ser automatizados.

Utilizar um sistema diferente para cada função seria um grande trabalho, muito suscetível a erros. Por isso, ao utilizar um ERP, cada informação é armazenada em um mesmo local, facilitando a troca e a análise de todos os setores empresariais.

O ERP é um software importante para os empreendedores que querem automatizar suas tarefas de forma fácil e prática.

Para que um software ERP funcione corretamente, ele é dividido em 3 camadas, que são as de apresentação, processamento lógico e armazenagem.

A camada de apresentação é aquela em que o usuário tem, de fato, o acesso ao sistema, através de formulários e campos que preenche. Essa camada faz a comunicação com o ERP, salvando e guardando os dados.

Já no processamento lógico ficam todos os processos empresariais que o ERP pode ter. Essa camada recebe todos os dados do usuário e os integra com os módulos do sistema.

Por fim, a camada de armazenagem é como o banco de dados, garantindo que os dados fiquem gravados para serem acessados no futuro. Alguns softwares ERP permitem que esses dados sejam exportados para arquivos de Excel, Word e PDF, por exemplo.

Quais são as vantagens de trabalhar com um sistema ERP?

Depois de entender melhor o que é ERP, é normal surgir questões sobre suas reais vantagens dentro da empresa, certo? Por isso, escolhemos alguns bons motivos para você implementar essa solução!

É uma solução personalizada

O ERP é extremamente flexível diante do cenário de cada empresa, seja pequena, média ou grande. O sistema é ajustado com os módulos necessários para empresa, sendo modelado para cada setor, escalando o crescimento do seu negócio.

Os ERPs contam com gestão administrativa, de estoque, financeira e contábil, mas não significa que sua empresa precise de todas as funções, correto? Por isso, você consegue deixá-lo do jeito ideal para que funcione em seu cenário.

Integra todos os setores da empresa

Como falamos, ao explicar o que é ERP, esses sistemas são capazes de integrar as mais diversas áreas da empresa, deixando os seus setores a par de tudo o que acontece, facilitando todos os trabalhos.

Não ter informações padronizadas, pode gerar muito trabalho e, até mesmo, prejuízos em certos setores.

Por isso, o ERP armazena juntas todas as informações e mantém os dados sempre atualizados, facilitando o encontro de todas elas, desde o estoque até documentos fiscais, por exemplo.

Ajuda na tomada de decisão

Por estar integrado em todos os setores, os ERPs são capazes de gerar relatórios e dar diversas visões gerais acerca de seu negócio.

Com os softwares, é possível gerar e reunir informações sem precisar de ajuda de setores de TI. Ao ter o volume de informações reunido, é possível tomar decisões estratégicas olhando para diversos pontos em conjunto da empresa.

Reduz erros e aumenta produtividade

Ao ter um software integrado em diversos setores, ocorre a diminuição de tarefas repetitivas e passíveis de erros humanos.

Além disso, ao retirar tarefas desse tipo dos colaboradores, eles podem focar em trabalhos realmente estratégicos, gerando mais produtividade e valor para o negócio.

Deixa o estoque sob controle

Os estoques são ambientes desafiadores, que necessitam de muita atenção e que jamais podem ser negligenciados.

Perder produtos, ou deixar clientes sem suas necessidades atendidas, é um grande erro, por isso, controlar essa importante parte da organização é crucial.

Foi-se o tempo em que os estoques davam conta de serem controlados em cadernos ou simples planilhas. Com o uso dos ERPs é possível entender sobre a entrada e saída, além de ter diversas visões críticas sobre o espaço.

Com o uso de tais softwares, é possível registrar um nível mínimo, sabendo qual o momento de repor cada item, descobrir o que está parado há muito tempo e pensar em promoções ou trocas de fornecedores entre outros.

Com o ERP, torna-se mais rápida a reposição do estoque, sendo feita de forma pensada, inteligente e lucrativa.

Reduz custos

Manter os custos em dia é um desafio dos empreendedores, e reduzi-los de forma inteligente é um grande objetivo de qualquer empresa, não é mesmo?

Ao contar com soluções de EPR, exclui-se a necessidade de ter um sistema para cada setor, reduzindo, então, os gastos. Além disso, com um só sistema torna-se mais fácil os treinamentos e manutenção.

Mais do que a redução de custos nos aspectos funcionais, o retrabalho diminui e aumenta-se a agilidade das tarefas, reduzindo assim custos e tempo com trabalhos desnecessários.

Oferece maior mobilidade

Um sistema ERP pode ser acessado de diversos locais, seja em computadores ou dispositivos móveis. Essa função facilita a vida dos empreendedores que não estão o tempo todo em suas lojas, por exemplo.

Ao ter o acesso liberado, é possível acessar os dados e funções de onde quer que o usuário esteja.

Preza pela segurança

Perder dados e documentos da empresa traz prejuízos muitas vezes irreparáveis. E isso pode acontecer ao armazenar informações incorretamente em simples planilhas ou cadernos, por exemplos.

Com os sistemas ERP, os dados ficam guardados nas nuvens e passam por backups constantes, garantindo o armazenamento correto das informações.

Além disso, existe grande preocupação com a segurança em relação a invasões e acesso a usuários não autorizados.

Contar com um sistema ERP dá grandes vantagens competitivas, agilidade e praticidade para as empresas.

Reunir informações em um só lugar é essencial para a tomada de decisões e para entender de fato o que acontece em todos os setores de uma empresa, afinal, nada pode ser negligenciado, não é mesmo?

Você já sabia o que é ERP? Já pensou, ou utiliza, alguma solução de automação para gestão em seus negócios?

Agora que você está mais por dentro sobre o que é ERP e suas vantagens, aproveite para conhecer mais algumas ferramentas de gestão e colocá-las em prática em seu negócio!

Vandilson Lima

Graduando em Ciências Contábeis e Customer Success na AM3 Soluções.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of