O que é gestão empresarial e tudo que você precisa saber sobre

Em um cenário com o mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança, saber o que é gestão empresarial e aplicá-la no cotidiano da sua organização é de extrema importância para os empreendedores.

Ter uma gestão assertiva e que gera boas diretrizes e decisões para o negócio faz com que as organizações se mantenham competitivas e não fechem as portas cedo demais .

Seja para grandes empresas ou negócios pequenos, a boa gestão é base do sucesso.

Você, de fato, sabe o que é gestão empresarial? Confira nosso artigo e inicie agora mesmo as mudanças necessárias na sua empresa para que você alcance os resultados necessários!

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio, utilizando seus recursos financeiros, estruturais e humanos.

Fazer a gestão empresarial é controlar, administrar e estruturar os processos de uma organização, com foco em crescimento e alcance de resultados.

Para entender o que é gestão empresarial, é preciso ter em conta que essa é uma grande estratégia que envolve todos os processos da empresa.

Com uma boa estrutura estratégica, torna-se mais fácil alcançar os objetivos propostos e manter o crescimento constante no mercado.

Ao criar boas formas de gerenciar as empresas muitos benefícios são vistos no negócio. Podemos citar alguns, como:

  • Tomada de decisões mais rápidas e assertivas;
  • Conhecimento maior sobre o mercado e concorrência;
  • Melhor uso do capital disponível;
  • Melhor integração entre as áreas do negócio;
  • Redução de custos;
  • Melhor definição e realização de metas;
  • Aumento na produtividade;
  • Aumento dos controles internos;
  • Maior planejamento a longo prazo;
  • Processos mais seguros e com menos erros.

Como aplicar a gestão empresarial?

Depois de entender um pouco sobre o que é gestão empresarial, é preciso tomar alguns passos para implementar ou melhorar a gestão. Confira:

Conheça a empresa e o mercado

Saber da realidade de seu negócio é essencial para uma boa gestão empresarial. Conhecer as áreas, saber dos pontos positivos e negativos, entender sobre as práticas mais comuns, bem como as necessidades do empreendimento, é um primeiro passo para o melhor gerenciamento.

Além disso, olhe além e tenha conhecimento de mercado.

Não adianta saber apenas sobre a sua empresa e não olhar o que está acontecendo com a concorrência. Conhecer além do seu negócio é essencial para tomar decisões e expandir.

Planeje

Ainda, planejar é imprescindível para que a empresa tenha objetivos concretos e trabalhe sabendo aonde deseja chegar. Toda empresa precisa de metas e definições.

O planejamento empresarial deve ser constante, afinal, é sempre preciso revisar o que era meta, saber o que foi feito e tomar novos rumos para expansão.

Planejar significa estar de olho nos riscos, minimizar danos e conduzir o negócio para os melhores resultados.

Trabalhe os setores em conjunto

Uma boa gestão empresarial depende muito mais do que apenas da vontade do gestor. É preciso engajar e motivar os colaboradores e, também, fazer com que os setores estejam o mais integrados possível.

Trabalhar em conjunto diz respeito a unir, integrar e interagir, dividindo problemas e encontrando soluções inovadoras com a ajuda de pessoas de fora da situação.

Raramente um setor é completamente individual. Para um bom funcionamento da empresa, todos os nichos dependem uns dos outros, por isso, integração faz parte da gestão.

Acompanhe e avalie

Ter indicadores de desempenho é essencial para o gestor avaliar o seu negócio e identificar o que está sendo feito de positivo ou negativo.

Saiba o que é importante ser medido, conte com ajuda de colaboradores, reúna dados, acompanhe o que tem acontecido e ouça aqueles que trabalham nos setores.

Conhecer os riscos e identificar problemas desde o início faz com que as providências sejam rapidamente tomadas, evitando prejuízos posteriores.

Utilize a tecnologia a seu favor

A gestão empresarial não é uma tarefa fácil, mas certamente já foi mais difícil sem o auxílio da tecnologia, quando os processos eram realizados manualmente, tomando tempo e exigindo maior esforço de todos os colaboradores.

Com o auxílio dos conhecidos sistemas de ERP, é possível automatizar tarefas, deixando mais simples a reunião de informações.

Ao utilizar softwares é possível ter informações de todas as áreas do negócio em um só lugar, tornando mais simples a integração, análise e a tomada de decisões.

Conte com um time qualificado

Como já citado, para uma gestão funcionar de verdade, é preciso ter profissionais engajados e qualificados. Por isso, é preciso saber montar times adequados e coerentes com os valores da empresa.

Além disso, dê incentivos e abertura para novas ideias, forme líderes e incentive a qualificação de cada profissional.

Utilize ferramentas

A gestão empresarial conta com diversas ferramentas que podem auxiliar os processos e facilitar a atuação nos mais diferentes times. É importante reconhecer o que pode ser utilizado e adaptado.

Separamos algumas das ferramentas que podem ser usadas no seu negócio.

Análise SWOT

A técnica, muito utilizada para a gestão empresarial, avalia o quão competitiva a empresa é frente à concorrência.

SWOT significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Ao determinar as forças e fraquezas, se analisa o ambiente interno em relação ao mercado. Por outro lado, oportunidades e fraquezas são o que o mercado, tecnologias e momento têm que pode ser positivo ou negativo para a vantagem competitiva do negócio.

Com esse mapeamento, é possível visualizar como está e projetar o que pode ser útil e o que pode atrapalhar os objetivos da empresa, dessa forma é possível traçar estratégias utilizando-se das forças para potencializar as oportunidades, assim como defender-se das ameaças

Business Model Canvas

O canvas é uma ferramenta que oferece que boa visualização dos muitos departamentos e setores de uma empresa. Através de um mapa, ele é útil para criar, mudar, testar e rever modelos.

O modelo identifica parcerias chave, atividades, proposta de valor, relações com cliente, segmentos de mercado, recursos, canais, custos e rendas.

Vale lembrar que ele é um modelo proposto, mas pode ser adaptável ao negócio e necessidades.

5 Forças de Porter

Esse é mais um modelo de análise competitiva, que permite entender melhor a concorrência e então, criar estratégias para superar e sair na frente.

As cinco forças competitivas para se definir são:

  • Rivalidade com concorrentes – quanto maior a rivalidade, maiores os investimentos necessários para se manter competitivo no mercado;
  • Entrada de novos concorrentes – quanto menos barreiras de entrada (baixo investimento, fácil regulamentação, etc) o negócio tiver, maior a possibilidade de novos concorrentes se estabelecerem no mercado;
  • Ingresso de novos produtos – ou produtos substitutos, são aqueles que atendem a mesma necessidade dos clientes da sua empresa, mas não são os mesmos que sua empresa produz. Como o Uber com relação aos táxis ou AirBnb em relação aos hotéis;
  • Poder de negociação de fornecedores – quanto menos fornecedores no mercado, maior será o poder de barganha dos mesmos;
  • Poder de negociação de clientes – quanto mais opções de produtos ou serviços estiverem disponíveis no mercado, maior a exigência dos clientes com relação a qualidade e preços mais acessíveis.

OBZ: Orçamento Base Zero

O OBZ é um planejamento orçamentário que visa minimizar as despesas e aumentar as receitas. Dessa forma, o OBZ está diretamente relacionado à gestão financeira da empresa.

Com essa ferramenta é possível entender a origem das principais despesas da empresa, estabelecer metas de cortes, priorizar o que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do negócio, além de eliminar gastos supérfluos.

5W2H

O 5W2H é um checklist sobre as atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível. É uma ferramenta que elimina qualquer dúvida do processo e de sua necessidade de execução.

As perguntas que devem ser respondidas são os 5W: What (o quê), Why (por que), Where (onde), When (quando) e Who (quem), além dos 2H: How (como) e How Much (quanto).

A resposta dos itens traz direcionamento para as atividades e define ações, considerando o que é prioritário ou não.

Essas são apenas algumas ferramentas que podem ser utilizadas no processo de gestão para auxiliar e dar direcionamentos ao tomar atitudes.

Saber o que é gestão empresarial e aplicá-la na empresa é primordial para saber o que de fato está acontecendo dentro do empreendimento e para manter a competitividade da empresa no mercado em que a mesma está inserida.

Como você tem gerenciado sua empresa e seus setores internos? Está sabendo reconhecer as ameaças e oportunidades e utilizando isso de forma positiva, para crescer e se destacar?

Aproveite que agora você sabe mais sobre o que é gestão empresarial, coloque nossas dicas em prática e conheça nossas soluções que podem te ajudar ainda mais em seu negócio!

Robson Lins

Bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande e CMO na AM3 Soluções.

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