Sistema de Gestão Comercial: entenda como ele pode te ajudar

Períodos de crise se mostram bastante complicados para quem tem seu próprio negócio e soluções como um sistema de gestão comercial podem ser uma boa aposta.

Mesmo em períodos assim, nos quais pode não parecer interessante se modernizar, é que a preocupação com a tecnologia e a maior eficiência nas tarefas diárias deve ser mais explorada.

Afinal, sem explorar essas possibilidades, a chance de ficar para trás no mercado é bem grande. Diante desse cenário, se torna inevitável apostar na tecnologia para facilitar e dinamizar as suas vendas.

Mas na prática, você sabe o que é um sistema de gestão comercial e como ele pode ser útil para seu negócio? Confira nosso artigo e saiba mais sobre essa opção!

Afinal, do que se trata um sistema de gestão comercial?

Um sistema de gestão comercial é um software que serve para executar o máximo de atividades possíveis existentes no dia a dia de um comerciante.

Tarefas como processamento de pagamento, realização de entregas, controle de estoque, entre outras, passam a ser realizadas automaticamente pelo computador.

Além disso, é possível gerar relatórios e transmitir dados ideais para análise do desempenho da empresa que vão, futuramente, auxiliar na tomada de decisões.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como aproveitar este serviço? Vamos te mostrar quais são suas principais características e como elas podem ajudar o crescimento do seu negócio.

Análise de dados

Como já mencionado, uma das vantagens em usar um sistema de gestão comercial é ter acesso a todos os dados lançados pela empresa.

Isso significa que os tempos de escrever tudo em um caderninho, ou ter que preencher manualmente uma planilha do Excel, estão com os seus dias contados.

O próprio programa gera uma série de informações que contém, por exemplo, controle do fluxo de caixa, quantidade de vendas, controle de estoque e informações dos clientes; todos esses dados variando conforme a demanda apresentada pela sua empresa.

A partir destes relatórios gerados automaticamente, o gestor tem uma facilidade maior em analisar o desempenho atual e, a partir do mesmo, ter mais segurança em tomar as decisões necessárias.

Estes dados variam desde mais específicos, como o nível de vendas de um determinado produto, até mais amplos, como o desempenho financeiro dos últimos meses.

Com isso, todas as áreas do negócio são controladas e acessadas de maneira eficiente.

A atualização em tempo real dessas informações, caso do controle do estoque, por exemplo, também entra como vantagem, reduzindo boa parte do trabalho e ajudando no controle das vendas.

Controle financeiro

Se um sistema pode controlar e te mostrar tantos dados relativos às operações cotidianas, ele também deve ser capaz de te auxiliar quanto às suas finanças, certo?

Pois é justamente isso que um eficiente sistema de gestão comercial deve te propor.

Quando falamos em controle financeiro, estamos falando de tudo o que este termo pode envolver, inclusive os gastos realizados.

Você pode acompanhar o que ocorre com o destino dos seus investimentos, avaliando em quais áreas suas despesas têm aumentado.

Assim, é possível fazer um diagnóstico de potenciais cortes de gastos em algum setor que julgar necessário.

Acompanhando o fluxo de caixa, ou seja, sabendo exatamente o que sai e o que entra na empresa, fica mais fácil tomar este tipo de decisão.

Em relação às finanças, o caráter automático de atualização de dados financeiros também é uma grande vantagem, eliminando diversos problemas comuns aos gestores.

Por conta disso, os cálculos necessários são facilitados, e se ganha tempo para focar em outros aspectos de seu negócio sem se preocupar com seu dinheiro.

Flexibilidade

Esta característica é muito importante, pois diz respeito à demanda e ao tamanho do negócio. Sabemos que cada caso é diferente, e cada empresa tem as suas especificidades.

Por exemplo, para um empreendedor de um negócio de pequeno porte, é natural que muitas funções que seriam aplicadas pelo sistema em uma companhia maior não, necessariamente, serão úteis para ele.

Por isso, ao contratar um sistema de gestão comercial, é possível encontrar as utilidades ideais e compatíveis ao tamanho do negócio, atendendo melhor aos problemas de maneira específica.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, vamos supor que a empresa cresça, a demanda aumente e o gestor seja obrigado a contratar mais funcionários e a criar novos produtos.

Com isso, naturalmente os gastos vão aumentar e o surgimento de novos problemas também pode acontecer.

Diante disso, o sistema de gestão comercial pode se adaptar à nova realidade. Muitos softwares dão a opção de adicionar ainda mais recursos posteriormente, centralizando mais as ações diárias.

Aumento da produtividade e redução de erros

O tempo, que antes era gasto para realizar o controle de dados da empresa, pode ser colocado em outras atividades. Dessa forma, muita coisa pode melhorar, aumentando a produtividade da empresa de maneira geral.

Da mesma forma, ao automatizar os processos e eliminar os trabalhos manuais ligados aos mesmos, também se evita falha humana no controle destes dados.

Ou seja, um risco desnecessário é completamente eliminado e os dados ganham uma maior segurança. Tal característica oferece a confiança necessária para tomar decisões de forma mais concreta.

Segurança dos dados

Apesar de todas as vantagens descritas, nenhuma delas é eficiente o suficiente se os dados não estiverem bem protegidos.

Por isso, grande parte dos sistemas de gestão comercial contam com uma proteção online atualizada constantemente, o que diminui o risco de ataques ou perda de dados.

Esses são os sistemas que usam o chamado armazenamento em nuvem e fazem backup automaticamente. Além disso, a nuvem também ajuda na flexibilidade citada anteriormente.

Ou seja, pode-se aumentar a demanda de dados salvos sem precisar trocar para um servidor maior, o que seria necessário no caso de armazenamento físico.

Outra forma de garantir a segurança de dados é controlar e limitar o acesso aos mesmos. Isso pode ser feito por métodos simples, como acesso por senhas.

Desta forma, se garante o acesso a quem quiser, mantendo dados confidenciais fora do alcance indesejado.

Um sistema de gestão comercial leva muitos benefícios aos negócios, dinamizam os processos e aumentam a produtividade.

Adquirir um sistema desse tipo não é mais visto como um gasto desnecessário, mas uma forma de se manter atualizado e preparado para se destacar no mercado.

Com um bom software, se ganha em tempo, melhora o atendimento, aumenta a satisfação dos clientes e acelera o desempenho dos colaboradores e da empresa.

Você já pensou em implantar um sistema de gestão comercial em seu negócio? Aproveite que agora você sabe mais sobre os benefícios e conheça nossas soluções!

Vandilson Lima

Graduando em Ciências Contábeis e Customer Success na AM3 Soluções.

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