Comunicação Integrada: como fortalecer a sua marca no mercado

Se você trabalha com marketing, e se preocupa com a sua marca, certamente já deve ter ouvido falar de comunicação integrada, não é mesmo?

Essa estratégia confere às empresas uma única voz, passando a mesma mensagem para todos os seus públicos nos mais diferentes canais de mídias.

Com tantas opções de canais atualmente, ter uma comunicação integrada é essencial para alcançar bons resultados e agregar valor para o seu produto ou serviço.

O que você já sabe sobre comunicação integrada e como ela pode ajudar a sua marca? Confira agora mesmo!

O que é comunicação integrada?

A comunicação integrada tem objetivo unificar tudo o que a empresa diz para seu público, garantindo que sua voz e sua mensagem seja a mesma em qualquer canal, ou formato, escolhido.

Ou seja, esse é um processo que garante que as informações cheguem de modos diferentes, mas cumpram os mesmos objetivos.

Para que isso aconteça, é preciso que as funções estratégicas da comunicação da empresa estejam bem alinhadas, somando esforços que resultam em um único tom de voz.

A comunicação integrada consolida a imagem de uma marca perante seu público interno e externo, além de garantir a consistência da mensagem em qualquer um dos seus 4 níveis:

  • Horizontal: alcança todos os departamentos da empresa;
  • Vertical: a comunicação precisa estar alinhada à missão da empresa, definida no planejamento estratégico;
  • Interna: as equipes precisam estar informadas a respeito de produtos, anúncios, parcerias e eventuais decisões;
  • Externa: quando há terceirização de serviço, é preciso garantir que os novos parceiros produzam conteúdos consistentes e condizentes com a imagem e propósito da empresa.

Quais são os fundamentos da estratégia de comunicação integrada?

Como dissemos, o principal objetivo da comunicação integrada é manter um mesmo tom de voz e imagem para uma marca e, dentro dessa estratégia, existem alguns pilares importantes: são os 4C’s.

Consistência

Um pilar importantíssimo para a comunicação integrada é dar consistência à marca. Isso significa que todos os meios devem falar a mesma língua e caminhar juntos, garantindo que não haja contradições.

A consistência vem com planejamento e grande entendimento sobre os valores da empresa por parte de todos do time.

Consistência promove melhor fixação da marca na mente dos clientes, logo ela ganha mais personalidade e é reconhecida, o que facilita na construção de relacionamento.

Coerência

Os clientes podem chegar por diferentes canais e entrar em contato por vários meios. Imagine que existam diferentes tipos de tratamento para cada público no chat, no telefone e na loja física?

A falta de coerência pode afastar possíveis clientes e afetar a imagem da marca. Esse C trata sobre todos os meios e mensagens estarem ligados de forma lógica.

Continuidade

O funil de vendas representa bem a continuidade na comunicação integrada, afinal, ela se trata da comunicação contínua com o passar do tempo, conduzindo os clientes a diferentes passos e interações com a empresa.

Complementaridade

O último C da comunicação integrada fala da complementaridade, que diz sobre como todos os canais devem ser complementares, ou seja, todos levam uns aos outros.

Um possível cliente pode ver um conteúdo na rede social e ser levado para o blog, visitar o site, acessar o chat entre outros caminhos para a interação com a empresa.

Um ponto de comunicação deve complementar o outro para a melhor experiência do usuário.

Quais os benefícios de uma comunicação integrada?

Manter o mesmo tom de voz e se comunicar de forma igual em todos os canais da empresa faz muito bem à marca. Por isso, selecionamos alguns benefícios para você conferir!

Fortalece a marca

Uma das grandes vantagens da comunicação integrada é o fortalecimento da identidade de uma marca.

Uma marca tem que ter personalidade, assim como uma pessoa. Por esse motivo, ela não deve mudar seu comportamento a toda hora.

Marcas que investem e planejam sua comunicação atraem e retêm mais público graças aos seus valores e cuidado que têm com os clientes.

Melhora a eficácia das estratégias de comunicação

Ao criar promoções em sua estratégia de comunicação, a empresa espera que o público aproveite e gere oportunidades e feche vendas.

Por isso, ao manter uma comunicação integrada, fica mais fácil guiar os diversos públicos a tomarem as ações que se esperam, dando mais eficiência às estratégias.

Integra as equipes

Outro importante ponto é a integração também promovida entre as equipes. A comunicação integrada também faz bem para o público interno, uma vez que a cultura da marca e seus valores precisam estar muito bem claros para que haja sucesso externo.

Como fazer comunicação integrada?

Agora você está mais por dentro de o que é comunicação integrada e quais são os seus benefícios, é importante saber como fazê-la, de fato, ser efetiva, certo? Veja algumas boas dicas!

Conheça o seu público

Para saber como se comunicar, é essencial entender com quem a empresa está falando.

Conheça o seu público, saiba como essas pessoas buscam informações, entenda sua linguagem, necessidades e interesses, formas de contato e qualquer outra informação que seja relevante em seu contexto.

Planeje

O planejamento é essencial em qualquer setor da empresa e não seria diferente na comunicação integrada. Não basta entrar em todas as redes e ter diversos meios de contato e achar que está sendo abrangente.

É preciso ter consciência nas atitudes, planejar campanhas, determinar objetivos e metas, dessa forma, será mais fácil analisar resultados e entender o que foi bom ou ruim.

Nessa etapa, é importante entender tudo sobre os valores da empresa, definir o tom e a voz a ser utilizada e, ainda, qual a mensagem principal a marca quer passar para o seu público.

Integre e explore canais de comunicação

Integrar os canais de comunicação não significa estar em todos os lugares de forma impensada. Sendo assim, é essencial entender o contexto da empresa e escolher os canais que façam sentido para se trabalhar.

Após isso, é o momento de integrar os canais criando mensagens que contêm histórias e levem os possíveis clientes em todos eles, reforçando o C de complementaridade.

Comunicação integrada é essencial para as empresas e para os clientes externos e internos. Ter uma mesma voz é importante para colocar a marca na mente dos indivíduos, reforçar a imagem da empresa e dar boa visibilidade em muitos aspectos.

Empresas que se preocupam com a integração da comunicação ganham em muitos aspectos e saem à frente no mercado.

Agora que você sabe um pouco mais sobre comunicação integrada e seus benefícios, aproveite e conheça um pouco mais sobre experiência do cliente!

Robson Lins

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, CMO na AM3 Soluções, apaixonado por cinema, música e tecnologia.

Deixe uma Resposta