O que é Marketing Digital e como ele pode ajudar o seu negócio

Muito tem se falado sobre experiência e relacionamento com o cliente, não é mesmo? Por isso, entender o que é marketing digital é essencial para traçar boas estratégias e atingir as pessoas corretas.

O conceito de marketing digital é simples, mas sua estratégia pode abranger tantas ações que é possível confundir os gestores e times iniciantes.

Se você está começando a implantar estratégias desse tipo em seu negócio, é sua hora de entender o que é marketing digital.

Confira nosso artigo agora mesmo e saiba como ele pode te ajudar em seu negócio!

O que é marketing digital?

O conceito básico de marketing digital é a promoção de produtos, serviços ou marcas por meio de mídias digitais, sendo essa a maneira de chegar ao público de forma direta e personalizada.

O marketing digital está em constante evolução e se reinventa a cada necessidade, porém o que não muda é que o conteúdo entregue deve ser de alta qualidade e personalizado, afinal, essa é a base do marketing digital de sucesso.

Para entender o que é marketing digital, basta pensar na concepção de se falar a coisa certa no momento certo para o público certo.

O marketing digital utiliza técnicas de comunicação para promover produtos ou serviços de forma rápida, significativa e personalizada.

A origem do marketing digital está diretamente relacionada com a evolução da web, eles surgem praticamente juntos e se evoluem simultaneamente.

Como fazer marketing digital?

Agora que você sabe um pouco sobre o que é marketing digital, para entendê-lo de fato, é preciso compreender mais das estratégias que podem ser aplicadas.

Antes de pensar em o que implantar, é preciso enxergar o marketing digital como um investimento e um gerador de oportunidades.

Além disso, é preciso entender os objetivos da empresa e, principalmente, conhecer muito bem o seu público-alvo.

Muitas são as estratégias utilizadas e é preciso ter claro que não é necessário escolher apenas algumas, ou até mesmo uma, delas. Todas podem ser utilizadas, afinal, cada uma cumpre um objetivo diferente. Basta saber o que faz sentido em seu negócio.

Confira algumas dessas estratégias que dão bons resultados nas organizações.

Inbound Marketing

Inbound marketing é a estratégia de atrair o cliente por meio de conteúdo relevante de modo a ser encontrado pelas pessoas.

No inbound, as empresas procuram entender as necessidades dos consumidores para estabelecerem um canal de comunicação, oferecendo uma solução para os problemas.

Quando se oferece bom conteúdo, de forma contínua, gera-se um canal de comunicação constante. Dessa forma, a empresa passa a ser vista como relevante e como referência no ramo, conversando com a audiência e não apenas enviando mensagens de venda.

É com o inbound marketing que se conhece seus visitantes, leads, oportunidade e clientes, traçando uma jornada do consumidor.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é feito para educar, informar e entreter um futuro cliente. Ele é o combustível do inbound marketing.

Dessa forma, o marketing de conteúdo tem como objetivo posicionar sua marca para que ela seja vista pelo público.

Dentro do marketing de conteúdo, vários métodos são utilizados como blog, site da empresa e perfis em redes sociais.

Blog

O blog é a grande marca do marketing de conteúdo. Esse é um canal exclusivamente da empresa para ser a comunicação com o público. Dessa forma, você pode publicar o que desejar, como e a hora que quiser.

Os blogs com conteúdos relevantes dão muita visibilidade para a marca e se tornam fonte de informações sobre assuntos, além de atuarem como um grande potencializador de conversão de vendas.

Redes Sociais

Redes sociais são um ótimo instrumento de marketing digital, afinal, poucos lugares proporcionam tanta interação e instantaneidade.

As redes sociais são um canal de comunicação, influência e diálogo e, quando bem utilizadas, impulsionam as marcas.

Ter páginas nas redes sociais, mantê-las atualizadas e dar respostas aos seguidores são práticas essenciais.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia um pouco mais comercial, afinal, suas mensagens são enviadas convidando o possível cliente para uma ação com fim comercial.

Esse é um importante método de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

Por isso, é importante segmentar e personalizar suas mensagens, afinal, o público não quer se sentir apenas mais um em sua lista, mas sim se sentir lembrado e contemplado pela sua possível solução.

SEO

Não adianta muito criar vários conteúdos e montar estratégias se sua empresa não é encontrada nos mecanismos de busca, não é mesmo?

Para isso, é preciso trabalhar o SEO para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

Os motores de busca esperam oferecer os melhores resultados para a experiência do usuário, por isso, diversas técnicas devem ser aplicadas para que seu site seja reconhecido pelos buscadores e se destaque.

Quais as vantagens do marketing digital?

Fazer marketing digital é imprescindível no mundo tecnológico, afinal, a técnica aproxima o público e traz diversas vantagens para seu negócio. Confira algumas delas!

Aumenta a experiência do usuário

Um dos principais pontos do marketing digital é a interatividade, aproximação e personalização do usuário. Dessa forma, aumenta-se a experiência do usuário em toda a sua jornada.

Ao saber o que é marketing digital e aplicá-lo na empresa, os times responsáveis passam a pensar em conteúdos em que o público se sinta próximo da marca cada vez mais. Falar com a audiência é essencial e uma das grande vantagens oferecidas.

Traz oportunidades para todas as empresas

Campanhas para canais de comunicação tradicionais, como televisão, podem sair muito caras e ser fora da realidade de algumas empresas.

Com o marketing digital, essa distância entre clientes e empresa diminui, afinal, qualquer nicho e tamanho de negócio pode fazer marketing digital e atrair clientes de diversos locais.

Além disso, o marketing digital dá mais oportunidades para as empresas se posicionarem, se mostrarem ao público e conquistarem reputação e reconhecimento.

Possibilita fácil análise e mensuração

No marketing digital, é possível medir e avaliar o resultado de cada uma de suas ações, o que é uma etapa fundamental para o planejamento estratégico.

Tudo o que é feito tem dados e é possível verificar o que deu certo e o que não foi tão bem assim, sendo possível corrigir rapidamente.

Aumenta suas taxas de conversão

O marketing digital tende a melhorar suas taxas de conversão, afinal, são direcionados esforços para atingir o público certo, que potencialmente tem interesse em comprar seu produto ou serviço.

Ao segmentar suas ações, e fazer a audiência ter mais acesso à sua marca, gera-se valor e aumenta a chance dos clientes ouvirem o que a empresa tem a dizer.

Marketing digital aproxima os clientes, traz possibilidades de se conhecer melhor a jornada de compra, oferece visibilidade para a empresa e muitas outras oportunidades.

Trabalhar conteúdo de qualidade é essencial para chegar ao público correto e aumentar as chances de venda da empresa.

Fazer marketing digital é necessário e não deve ser notado como um gasto, mas um investimento dentro do negócio.

E você, o que já tem feito dessas estratégias em sua organização? Aproveite que conheceu mais sobre as e suas vantagens e comece já sua implantação!

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Robson Lins

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, CMO na AM3 Soluções, apaixonado por cinema, música e tecnologia.

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