Gestão contábil: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Administrar uma empresa é uma tarefa cheia de desafios, planejamentos e responsabilidades. Muitos são os setores nos quais é preciso atenção para realização dos processos internos e, sendo assim, a gestão contábil é uma parte essencial dentro do gerenciamento de um empreendimento.

Fazer uma boa gestão contábil vai muito além de calcular impostos e cuidar das legislações: ela é um recurso que permite identificar, analisar, organizar, interpretar e comunicar informações relevantes e que andem junto com os objetivos do negócio.

Esse tipo de gestão pode proporcionar grandes benefícios para a empresa, tanto gerencial quanto financeiramente. Por isso, é importante falar sobre esse tema! O quanto você sabe e tem feito de gestão contábil? Confira nosso artigo! 

O que é gestão contábil?

A contabilidade é uma ferramenta de extrema importância para o controle de um empreendimento. 

Por meio da gestão contábil é possível extrair uma série de informações importantes para a tomada de decisões, controle e acompanhamento das operações, além de facilitar o planejamento como um todo.

A contabilidade possui as funções de mensurar, fornecer dados e comunicar os fatos contabilizados e é confiável, pois, além de captar, testa a veracidade dos dados.

Por ser uma tarefa de tamanha relevância, a gestão contábil não pode ser esquecida, afinal, por meio dela, as organizações são beneficiadas por diversos serviços.

Dentre tais serviços, podemos citar desde o cálculo de guias de tributos, questões trabalhistas, cumprimento de obrigações acessórias até a emissão de relatórios.

A gestão contábil engloba diversos setores, como a legislação, por exemplo, que é muito ampla e muda com frequência. 

Dessa forma, é essencial contar com uma gestão eficiente, que acompanha, de perto, os processos e avalia todos os cenários, evitando problemas legais.

Também é importante citar as obrigações acessórias, ou seja, além dos impostos e demonstrativos, as empresas também devem oferecer uma série de informações ao fisco.

Ainda, podemos falar da gestão contábil e sua importância perante ao mercado geral, independente do nicho de negócio em que sua empresa está inserida.

Empresas com boas demonstrações contábeis saem à frente em negociações com bancos, instituições financeiras, parceiros e fornecedores.

Quais são os benefícios de uma boa gestão contábil?

Agora que você sabe mais sobre o que é gestão contábil, é importante saber seus benefícios para que você entenda ainda mais a sua relevância para o negócio. Confira! 

Atende às questões fiscais e trabalhistas

Um dos grandes benefícios que as empresas recebem com a gestão contábil é o estrito cumprimento das questões fiscais destinadas a ela.

A gestão bem feita trabalha para que todas as obrigações, desde pagamentos à prestação de informações, sejam atendidas dentro do prazo e com as especificações necessárias.

Dessa forma, a empresa passa a trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que parte de suas obrigações estão sendo cumpridas.

A gestão contábil também trabalhará na elaboração, fechamento e apresentação das demonstrações contábeis. 

Dessa forma, a empresa atende à obrigação de enviar esses dados à Receita Federal.

A área trabalhista, folha de pagamento, geração de impostos, rescisões, contratações e diversos procedimentos também passam pela gestão contábil e trazem mais segurança para que as empresas não sofram ações trabalhistas e estejam com tudo em dia nesses casos.

Maior controle financeiro e econômico

Outra importante função da gestão contábil é proporcionar maior controle financeiro e econômico para a organização, afinal, com as obrigações financeiras, impostos e contas em dia, maior será o controle.

O controle de receitas e despesas facilita a realização de bons planejamentos para futuros investimentos. Com ele, é possível entender melhor quando se deve investir ou quando é momento de aguardar.

Com maior controle sobre um setor tão importante da empresa o financeiromais fácil torna-se a tomada de decisões mais precisas e com base em dados concretos.

Auxílio na precificação de produtos e serviços

Em muitos cenários, torna-se um desafio definir preços de produtos e serviços de uma empresa. A gestão contábil é um bom instrumento que determina valores que gerem lucro, cubra custos e sejam competitivos.

Com os dados contábeis em mãos é possível avaliar precificação sob aspectos de produção, custos fixos e variáveis, folhas de pagamentos, impostos e margem de lucro.

Aumento da competitividade do mercado

As empresas que gerenciam bem seus aspectos contábeis, além de todos os benefícios já citados, tornam-se também mais competitivas perante ao mercado.

Tomar decisões mais precisas, ter grande conhecimento sobre questões tributárias, estar em dia com exigências legais e com as obrigações financeiras permitem que a sua companhia alcance um lugar de destaque frente à concorrência.

Como fazer uma boa gestão contábil?

É claro que não existem roteiros prontos para uma boa gestão, mas alguns bons hábitos e práticas podem ajudar sua empresa. Separamos alguns para você! 

Tenha organização com os documentos

Os documentos da empresa são materiais de muita importância e precisam ser acessados facilmente sempre que preciso. O ideal é que tudo esteja arquivado de forma digital, de maneira organizada e sendo encontrado com apenas alguns cliques.

Conte com um sistema de automação integrado

Os softwares de gestão ERP são sistemas informatizados e integrados que são importantes para diversos setores da empresa.

Os sistemas de automação ajudam a armazenar e integrar os dados, tornando mais fácil o cruzamento de informações e a atualização de todos os setores em conjunto.

Além disso, a integração e automação de dados diminui os erros e falhas humanas, dão mais agilidade e otimizam os trabalhos.

Tenha bons parceiros

Nem todas as empresas conseguem ter o seu próprio setor para cuidar da gestão contábil. Nesses casos, é crucial se associar a bons profissionais em que a empresa confie seus dados e informações.

Além disso, é preciso ter cuidado para não deixar tudo nas mãos dos contadores. 

Os empreendedores precisam saber tudo o que acontece em seu negócio, sendo essencial se reunir periodicamente e se atualizar  a respeito dos dados e processos realizados.

Compreender os dados contábeis de um empreendimento e usá-los como base na tomada de decisões é a receita para um negócio mais competitivo e sustentável. 

Coloque a gestão contábil como tarefa importante em seu negócio e não deixe de lado esse tipo de obrigação.

Agora que você sabe mais sobre a gestão contábil, aproveite e leia mais sobre saúde financeira e continue por dentro de temas importantes para seu negócio!